CNN Brasil Money

ONS aprova conexão de data centers no Ceará

Governo articula plano para atração de empreendimentos, que consomem grande quantidade de energia

Daniel Rittner, da CNN, Brasília
Sala de um data center
Sala de um data center  • Neofeed
Compartilhar matéria

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emite, nesta semana, pareceres favoráveis para a conexão de dois data centers no Complexo de Pecém (CE) ao sistema elétrico.

Serão os primeiros empreendimentos desse tipo conectados à Rede Básica no Nordeste e um marco na tentativa do Brasil de se inserir na corrida global pelos data centers no que a Agência Internacional de Energia (AIE) chama de "era da eletricidade".

A AIE prevê uma explosão na demanda de energia elétrica para atender ao consumo provocado pelo avanço da inteligência artificial.

O governo brasileiro elabora um plano nacional para a atração de data centers e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já levou para investidores no Fórum

Econômico Mundial uma tentativa de posicionar o Brasil como destino ideal para esses projetos.

A ideia é que o Brasil tem uma matriz limpa e renovável, o que poderia servir como diferencial para empresas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.

Os dois projetos serão implantados no Complexo do Pecém, com previsão de conexão a partir de janeiro de 2027.

O primeiro deles será ligado à Subestação Pecém II (230 kV). Já o segundo terá conexão na futura Subestação Pecém III (500 kV), condicionada à execução de obras previstas na 4ª Emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), divulgada em fevereiro deste ano.

Essas intervenções visam garantir maior segurança e confiabilidade ao sistema elétrico no Nordeste.

Além de representarem uma carga significativa para o Nordeste, os novos data centers serão abastecidos majoritariamente por fontes renováveis, como energia eólica e solar, que encontram no Ceará um dos seus principais polos de desenvolvimento no país.

Outro fator decisivo para a escolha do Ceará é a presença de infraestrutura de cabos submarinos que conectam diretamente o Brasil a outros continentes, com menores índices de latência em relação a outras localidades do país.

Essa característica garante maior velocidade e estabilidade na transmissão de dados.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que, com a expansão dos data centers no Ceará, novas oportunidades de negócios e inovação sejam geradas, consolidando o estado como um hub de tecnologia e energia limpa no país.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais