Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibovespa encerra semana com perdas de 3,8%, e dólar valoriza 0,61%

    Nesta sexta-feira, contudo, principal índice da bolsa brasileira registrou alta de 0,25% e moeda norte americana ganhou 0,58%, em sessão marcada por anúncio de Fernando Haddad na Fazenda

    Do CNN Brasil Business*

    O Ibovespa fechou em alta de 0,25% nesta sexta-feira (9), aos 107.519,56 pontos, sustentado por empresas ligadas a commodities, especialmente as metálicas, em dia de anúncio de Fernando Haddad como ministro da Fazenda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme amplamente esperado pelo mercado.

    Nas ações, CSN Mineração (CMIN3) puxou a alta, com valorização de 10%. Em seguida ficou a CSN Siderúrgica Nacional (CSNA3), com 5,18%.

    No acumulado da semana, o principal índice da B3 encerra com queda de 3,8%, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro foi de R$ 18,5 bilhões, impactado negativamente pelo jogo do Brasil na Copa do Mundo.

    O dólar fechou em alta de 0,58% nesta sexta-feira (9), cotado a R$ 5,245. Na semana, a moeda norte-americana registra valorização de 0,61%.

    Após ser anunciado como futuro ministro da Fazenda, Haddad afirmou que a nova regra fiscal, que irá substituir o teto de gastos, sairá no próximo ano.

    “Vai sair no ano que vem. Nós temos prazo […] para fazer o arcabouço fiscal”, disse. A PEC do Estouro, que foi aprovada no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados, prevê a criação de uma nova regra fiscal até 31 de agosto do próximo ano.

    Para especialistas, embora não fosse o cenário ideal na visão do mercado financeiro, a indicação de Haddad também não foi uma surpresa.

    De acordo com economistas consultados pela CNN, o principal foco, agora, será aguardar a nomeação da equipe de secretários e técnicos que responderão a Haddad dentro da Fazenda, e, principalmente, como será a condução da política econômica em si, a começar pelo desfecho da PEC do Estouro.

    Para alguns, um nome com perfil político – embora Haddad tenha, também, formação em economia – pode até ter sua utilidade nesse momento.

    Além de Haddad, Lula confirmou outros quatro futuros ministros:

    • Defesa: José Múcio Monteiro
    • Casa Civil: Rui Costa (PT)
    • Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino (PSB)
    • Relações Exteriores: Mauro Vieira

    O mercado ainda mantinha a PEC do Estouro em foco, enquanto digeria dado de inflação de novembro abaixo do esperado, em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, o que tende a reduzir a liquidez.

    *Com Reuters e informações de Juliana Elias / publicado por Thâmara Kaoru e Ana Carolina Nunes