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    Novo CEO do Alibaba quer focar em IA e equipe jovem na liderança

    Gigante do comércio eletrônico planeja reestruturação mais ambiciosa de sua história

    Ambiente de negócios também se tornou mais difícil para uma das empresas mais valiosas da China
    Ambiente de negócios também se tornou mais difícil para uma das empresas mais valiosas da China 09/08/2021 REUTERS/Tingshu Wang

    Laura Heda CNN

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    O Grupo Alibaba vai priorizar a inteligência artificial (IA) e promover funcionários jovens a cargos de gerentes, afirma o seu novo CEO, à medida que o gigante do comércio eletrônico planeja a reestruturação mais ambiciosa de sua história.

    “Os tempos estão mudando, e o Alibaba também deve mudar!”, disse Eddie Wu, que assumiu o cargo de chefe-executivo no domingo, em um memorando à equipe visto pela CNN.

    Wu substituiu Daniel Zhang para se tornar o quarto CEO do Alibaba em seus 24 anos de história. Ele também assumiu o cargo de chefe da divisão de nuvem após a saída surpresa de Zhang da unidade.

    No comunicado de terça-feira, Wu expôs os seus objetivos a longo prazo para a empresa, que procura novos pontos de crescimento num ambiente econômico desafiante e na crescente concorrência dos rivais.

    “Olhando para o futuro, os dois principais focos estratégicos do Alibaba serão ‘o usuário em primeiro lugar’ e ‘foco na IA’”, disse ele. “Recalibraremos nossas operações em torno dessas duas estratégias principais e remodelaremos nossas prioridades de negócios.”

    “Durante a próxima década, o agente de mudança mais significativo serão as provocadas pela IA em todos os setores”, acrescentou. “Se não acompanharmos as mudanças da era da IA, seremos deslocados.”

    A revelação da estratégia da empresa surge no momento em que esta enfrenta a sua maior reestruturação.

    De acordo com um plano anunciado em março, o Alibaba será dividido em seis unidades distintas, incluindo nuvem, comércio eletrônico, logística, mídia e entretenimento.

    Cada unidade será supervisionada por seu próprio CEO e conselho de administração, e a maioria deles terá a opção de buscar listagens separadas ou captação de recursos.

    O ambiente de negócios também se tornou mais difícil para uma das empresas mais valiosas da China.

    A economia da China está em desaceleração, com os consumidores a retendo os gastos. Empresas de comércio eletrônico como a Alibaba estão sob pressão para oferecer produtos com mais descontos para atrair clientes.

    A empresa enfrenta a concorrência crescente de grandes rivais online, incluindo Pinduoduo e Douyin, de propriedade da Bytedance, um aplicativo de vídeos curtos com um forte negócio de compras ao vivo.

    Wu disse que o Alibaba alcançou um rápido crescimento nos últimos 24 anos “aproveitando a tendência da tecnologia da Internet”.

    Mas deve “transformar-se” para “encontrar a chave para o futuro”, à medida que os modelos tradicionais da Internet se tornam cada vez mais homogêneos e novas tecnologias como a IA emergem como o novo motor do crescimento empresarial global.

    Além disso, o Alibaba tornará a sua equipe de liderança mais jovem. O objetivo é promover os nascidos depois de 1985 para formar “o núcleo da sua equipe de gestão empresarial” nos próximos quatro anos, acrescentou.

    O Alibaba vai reforçar os seus investimentos estratégicos em três áreas: plataformas de Internet orientadas para a tecnologia, negócios tecnológicos orientados para a IA e redes de comércio global, disse ele.

    Além disso, procurará também “relações abertas e colaborativas”, inclusive com empresas que tradicionalmente considera concorrentes.

    As principais empresas de tecnologia em todo o mundo têm mudado seu foco para IA, incluindo Google (GOOG) , Amazon (AMZN) e Microsoft (MSFT) , especialmente depois que o ChatGPT conquistou o mundo no final do ano passado.

    Veja também: Dólar cai após China divulgar dados positivos

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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