Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ONS prevê crescimento menor da carga de energia elétrica no Brasil em dezembro

    Desaceleração da economia vêm impactando dinâmica da carga e reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste

    Daniela Mallmannda CNN

    em Belo Horizonte

    O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passou a prever um crescimento menor da carga de energia elétrica no Brasil em dezembro, ao mesmo tempo que fez um ajuste para baixo nas estimativas para o nível de reservatórios e chuvas no Sudeste/Centro-Oeste ao final do mês.

    O Brasil deve ter crescimento de 0,6% em dezembro, no comparativo anual, ante 1,2% previsto na semana passada. A desaceleração da economia vêm impactando na dinâmica da carga e os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste devem chegar ao final do ano com 51,2% da capacidade, pouco abaixo dos 52,1% projetados anteriormente.

    O volume de chuvas que deve chegar às hidrelétricas da região no mês deve ser um pouco menor do que o previsto. A previsão do órgão é de chuvas em 88% da média histórica em dezembro, ante 95% previstos na semana anterior.

    Para os demais submercados, foram elevadas as estimativas de chuvas para o Sul (88% da média, ante 81% estimados na semana passada), Nordeste (89%, ante 81%) e Norte (190%, ante 159%).