Opep+ avaliará mercado de petróleo para decidir sobre produção, diz chanceler saudita

Ministro de relações exteriores afirmou que há discussões com os Estados Unidos e nações consumidoras sobre petróleo o tempo todo

Estados Unidos esperam que países da Opep aumentem produção de petróleo
Estados Unidos esperam que países da Opep aumentem produção de petróleo Vasily Fedosenko/Reuters

Maha El DahanAziz El Yaakoubida Reuters

O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita disse que uma cúpula dos Estados Unidos com países árabes neste sábado (16) não discutiu o petróleo e que a Opep+ continuará avaliando as condições do mercado e fazendo o que for necessário.

“Não houve discussão sobre petróleo na cúpula”, disse o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud em entrevista coletiva, acrescentando que havia discussões com os Estados Unidos e nações consumidoras sobre petróleo o tempo todo.

Autoridades norte-americanas disseram que o presidente Joe Biden discutiria a segurança energética com líderes dos produtores de petróleo do Golfo durante sua visita e esperava ver mais ações da Opep+ para aumentar a produção, mas é improvável que haja anúncios bilaterais das negociações.

Os Estados Unidos estão ansiosos para ver a Arábia Saudita e seus parceiros da Opep bombear mais petróleo para ajudar a controlar os preços do petróleo. A Opep+, que também inclui a Rússia, se reúne em 3 de agosto.