Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    País corre risco de recessão neste ano para 73% do mercado, diz pesquisa

    Pesquisa Genial/Quaest mostra ainda que 78% esperam uma piora na economia nos próximos 12 meses

    Previsões do mercado compiladas pelo Banco Central, no boletim Focus desta semana, apontam para uma alta de 0,89% no PIB deste ano
    Previsões do mercado compiladas pelo Banco Central, no boletim Focus desta semana, apontam para uma alta de 0,89% no PIB deste ano Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Da CNN

    A economia brasileira corre risco de entrar em recessão, na opinião de 73% do mercado financeiro, mostra pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15). Para 27%, esse risco não existe.

    A pesquisa mostra ainda que 78% esperam uma piora na economia nos próximos 12 meses.

    A última previsão da equipe econômica do governo para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi divulgada no fim de 2022, ainda na gestão passada, e fica em alta de 2,1%. O número é bem acima do esperado por agentes financeiros.

    Previsões do mercado compiladas pelo Banco Central, no boletim Focus desta semana, apontam para uma alta de 0,89% no PIB deste ano. Em 2022, o PIB cresceu 2,9%.

    A desaceleração esperada na economia vem, em grande parte, como efeito colateral do efeito defasado da política monetária restritiva do Banco Central, que mantém a Selic, atualmente em 13,75% ao ano, em patamar elevado como forma de conter a inflação.

    *Publicado por Ligia Tuon