Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parlamentares dos EUA querem investigação sobre papel do Goldman Sachs em colapso do SVB

    Solicitação foi enviada ao procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, ao chairman da SEC, Gary Gensler, ao presidente da FDIC e a outros 19 membros da delegação do Congresso da Califórnia

    "(Nós) desejamos trazer nossas preocupações sobre o papel do Goldman Sachs Group em aconselhar o SVB e na compra de sua carteira de títulos", disse a carta
    "(Nós) desejamos trazer nossas preocupações sobre o papel do Goldman Sachs Group em aconselhar o SVB e na compra de sua carteira de títulos", disse a carta 13/03/2023REUTERS/Kori Suzuki

    Por Kanishka Singh, da Reuters

    Um grupo de parlamentares democratas enviou uma carta a reguladores e ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitando uma investigação sobre o papel do Goldman Sachs no colapso do Silicon Valley Bank (SVB), anunciou o gabinete do deputado Adam Schiff, nesta sexta-feira (17).

    A carta foi enviada ao procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, ao chairman da SEC (equivalente à brasileira Comissão de Valores Imobiliários), Gary Gensler, e ao presidente da FDIC, agência que atua na garantia de depósitos bancários, Martin Gruenberg, e a outros 19 membros da delegação do Congresso da Califórnia.

    “(Nós) desejamos trazer nossas preocupações sobre o papel do Goldman Sachs Group em aconselhar o SVB e na compra de sua carteira de títulos”, disse a carta.

    Os reguladores californianos fecharam o Silicon Valley Bank na última sexta-feira e nomearam a FDIC como liquidante. Foi o maior colapso desde que o Washington Mutual faliu durante a crise financeira de 2008. Na sexta-feira, o controlador do banco, o SVB Financial Group, disse que entrou com pedido de recuperação sob o Capítulo 11 do código de proteção contra falência.

    Os promotores dos EUA estão investigando o colapso do SVB, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters nesta semana.

    O Goldman Sachs não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a carta dos parlamentares.

    O SVB divulgou o papel do Goldman Sachs como adquirente de sua carteira de títulos na terça-feira, 14 de março, o último dia de uma janela de quatro dias úteis que a SEC oferece para tais divulgações, disseram os parlamentares na carta.