Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Patrícia Travassos: Confiança é a “tecnologia” que viabiliza lojas autônomas

    A Especialista CNN em tecnologia e inovação, Patrícia Travassos, explica que confiança aliada a tecnologia fazem com que estabelecimentos autônomos sejam negócios sustentáveis

    Fernanda Pinottida CNN

    Em São Paulo

    A Especialista CNN Patrícia Travassos falou sobre as lojas autônomas, estabelecimentos que se popularizaram durante a pandemia de Covid-19 por conta das restrições sociais. Essas lojas dependem do autoatendimento e do checkout inteligente. O consumidor pega seus produtos e efetua o pagamento sem passar por um caixa.

    Há câmeras, etiquetas inteligentes e scanners que permitem isso, mas Travassos explica que “a tecnologia que mais tem funcionado nessas lojas é a confiança no cliente”. Este segmento de negócio recebeu até o nome de “honest market”, um conceito que tem um forte senso de comunidade envolvido.

    As lojas geralmente funcionam mediante algum tipo de identificação ou cadastro do cliente, seja para entrar no espaço que abriga o estabelecimento ou na própria loja. A especialista diz que um simples cadastro costuma inibir o não pagamento.

    Ela conta que a taxa de não pagamento fica perto de zero em condomínios residenciais, por exemplo, e chega a 12% em hotéis com estadias eventuais. “Mas ainda assim o negócio é sustentável.”

    Patrícia Travassos ressalta a importância de lembrar que a tecnologia é um meio e não um fim. “É muito melhor focar num aplicativo que identifique quem é seu cliente e quais seus hábitos de consumo do que investir em medidas de segurança caras demais. Um cliente que acredita que confiam nele se sente valorizado e fica mais fiel a loja.”

    Ela lembra que a inovação muitas vezes depende mais de uma mudança de atitude do que de tecnologia.

    Veja mais no vídeo acima