Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Premiê japonês nomeia ex-ministro da Saúde como novo ministro da Economia

    Nomeação de Goto ocorre conforme o governo enfrenta a missão urgente de compilar um pacote de estímulo econômico e um novo orçamento extra

    Shigeyuki Goto, ex-ministro da Saúde do Japão
    Shigeyuki Goto, ex-ministro da Saúde do Japão REUTERS/Issei Kato

    Por Kantaro Komiya, da Reuters

    O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, nomeou nesta terça-feira (25) o ex-ministro da Saúde Shigeyuki Goto como o próximo ministro da Economia, depois que seu antecessor renunciou abruptamente em meio a críticas por suas ligações com um controverso grupo religioso.

    Após semanas de pedidos de demissão por parte de parlamentares da oposição, o ex-ministro Daishiro Yamagiwa apresentou na segunda-feira (24) sua renúncia, dizendo que “causou inconveniência ao governo” ao demorar muito para explicar claramente suas ligações com a Igreja da Unificação.

    Falando a repórteres nesta terça-feira, Kishida disse que escolheu Goto com base em sua “experiência política, alta capacidade de apresentação e paixão por reformas econômicas e sociais”.

    A nomeação de Goto ocorre conforme o governo enfrenta a missão urgente de compilar um pacote de estímulo econômico e um novo orçamento extra.

    Questionado por um repórter sobre se o passado de Goto como um burocrata do Ministério das Finanças de longa data pode levar o governo a uma postura fiscal mais agressiva, Kishida ignorou as especulações dizendo: “Estou confiante que ele trabalhará em reformas socioeconômicas de uma perspectiva ampla.”