Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Produção de veículos sobe 11,6% no 3º trimestre ante ao anterior, diz Anfavea

    Segundo associação, resultado registrado de julho a setembro representa importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano

    Tamara Nassifda CNN

    em São Paulo

    A produção de veículos no terceiro trimestre deste ano apresentou alta de 11,6% quando comparada aos três meses anteriores, mostrou um levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgado nesta sexta-feira (7). O dado soma automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, a um total de 665 mil produzidos entre julho, agosto e setembro deste ano.

    “O fechamento do trimestre representou um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido, em função da falta de componentes eletrônicos, e de um segundo trimestre de início de melhora”, disse a associação em nota.

    Entre setembro de 2022 e setembro de 2021, a produção de veículos subiu 19,3%. Já em relação a agosto, houve queda de 12,7%.

    “Historicamente, setembro não repete os bons números de agosto, um mês mais longo e sem feriados”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, em comunicado enviado à imprensa.

    No acumulado do ano, o número de veículos produzidos entre janeiro e setembro de 2022 foi de 1,756 milhão, 6,3% maior que o visto no mesmo período de 2021, de 1,652 milhão.

    Os licenciamentos também apresentaram alta na comparação entre os meses de setembro, de 25,1%; de agosto para o mês passado, contudo, houve queda de 7%.

    Além disso, as exportações caíram 39% ante agosto e subiram 20,7% em comparação a setembro de 2021.