Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Produção de veículos supera nível pré-pandemia pela primeira vez

    Foram produzidos 238,2 mil veículos em novembro, alta de 0,7% na comparação com outubro e de 4,7% em relação a novembro de 2019

    Asdrúbal Figueiró, do CNN Brasil Business, em São Paulo



     

    A indústria automobilística produziu 238,2 mil veículos em novembro. O número representa um crescimento 0,7% na comparação com outubro e de 4,7% em relação a novembro do ano passado.

    É a primeira vez desde o começo da pandemia que a produção mensal supera o volume registrado no mesmo mês do ano passado.

    Leia também:

    GM garante os dois primeiros lugares no ranking de carros mais vendidos no país
    Aluguel de carro fica cerca de 20% mais caro por falta de frota em locadoras

    Picape Strada ajudou a Fiat a manter liderança no varejo em novembro
    Foto: Divulgação/Fiat

    No acumulado de janeiro a novembro, porém, a queda em relação ao ano passado ainda é de 28,1% nas vendas e de 35% na produção.

    Nas exportações, o resultado do mês foi ainda melhor: crescimento de 26,2% em relação a outubro e de 38,6% em relação a novembro de 2019. Apesar da alta em novembro, no acumulado do ano, as exportações ainda estão 28,4% menores do que em 2019.

    Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

    A projeção de produção para este ano é de cerca de 2 milhões de unidades, o que representaria uma queda superior a 30% em relação às 2.945 mil unidades do ano passado.

    Se o número se confirmar, o volume de produção deste ano também deve ser o menor desde 2003, quando foram produzidas 1,8 milhão de unidades, e representar menos da metade da produção de 2013, o melhor ano da indústria, quando foram fabricados 3,7 milhões de veículos.

    No segmento de automóveis e veículos comerciais leves, a Fiat se manteve na liderança do mercado de varejo em novembro, apoiada sobretudo pelas boas vendas de suas picapes Strada e Toro. Em seguida, aparecem Volkswagen, General Motors, Hyundai e Ford.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook