Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles III coroado: veja as novas cédulas e moedas com sua imagem

    Rosto do monarca estará estampado no dinheiro do país nos próximos meses, no caso das moedas, e a partir de meados de 2024, no caso das cédulas

    Sofia Kercherda CNN*

    em São Paulo

    Com a ascensão de um novo monarca no Reino Unido, as cédulas e moedas do país também foram atualizadas para contemplar a mudança, concretizada neste sábado (6) com a cerimônia de coroação do rei Charles III.

    O rosto do monarca, que assume após meses da morte da rainha Elizabeth II, estará estampado no dinheiro do país nos próximos meses no caso das moedas, e a partir de meados de 2024, no caso das cédulas.

    Ainda, a Casa da Moeda da Grã-Bretanha criou moedas comemorativas especialmente para a cerimônia, que será realizada na Abadia de Westminster, em Londres.

    As vendas da coleção, que mostra o monarca usando a coroa Tudor, começaram no final de abril. É a primeira vez que a figura do rei aparecerá estampada nas notas.

    Bilhões de notas e moedas em todo o mundo com o retrato da rainha Elizabeth II estão em processo de substituição após sua morte, em setembro de 2022.

    A imagem da rainha está estampada em algumas cédulas e moedas em toda a Commonwealth – uma associação de 54 países, quase todos anteriormente colonizados pelo Reino Unido.

    Atualmente, existem mais de 4,7 bilhões de notas do Banco da Inglaterra em circulação. Juntas, elas valem cerca de 82 bilhões de libras.

    O que acontecerá com as notas da Rainha Elizabeth?

    Segundo o Banco da Inglaterra, as notas que apresentam o retrato da rainha Elizabeth II continuarão em circulação, ao mesmo tempo em que as novas notas do rei Charles III, e poderão ser utilizadas da mesma forma.

    As novas cédulas serão impressas apenas para substituir as que estão gastas e para atender a qualquer aumento geral na demanda por cédulas. “Nossa abordagem está alinhada com as orientações da Royal Household para minimizar o impacto ambiental e financeiro dessa mudança”, informou a instituição.

    Austrália escolhe não adicionar monarca britânico na moeda

    A nova cédula de 5 dólares australianos não apresentará o rei Charles III do Reino Unido, mas sim um novo design que homenageia “a cultura e a história dos primeiros australianos”, anunciou seu banco central.

    O design substituirá o retrato de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, informou o Reserve Bank of Australia (RBA) em comunicado, acrescentando que a decisão foi tomada após consulta ao governo australiano.

    O banco consultará o First Australians para projetar a nota de 5 dólares australianos, que pode levar vários anos para ser emitida, acrescentou.

    O rei Charles III continuará a aparecer nas moedas, que a Royal Australian Mint deve começar a produzir no segundo semestre deste ano, mas o design das primeiras moedas ainda não foi revelado.

    Quem é rei Charles III

    Aos 73 anos, Charles será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica.

    Nascido em 14 de novembro de 1948, Charles é o primogênito de Elizabeth e Philip, sendo o herdeiro aparente desde os três anos, quando sua mãe assumiu o trono após a morte do rei George 6º.

    Quando completou 9 anos, foi nomeado príncipe de Gales e conde de Chester por sua mãe perante o Parlamento.

    Ao se tornar o soberano, Charles tinha a opção de adotar qualquer nome que escolher para seu reinado. Ele escolheu ser chamado de rei Charles III.

    Apesar de o rosto do monarca estar estampado em moedas desde o século 8, a personalização das cédulas é uma invenção recente: o soberano só começou a aparecer nas notas bancárias em 1960. Isso faz com que Charles seja o segundo monarca — e o primeiro rei — a aparecer nas cédulas desta maneira.

    *Sob supervisão de Ana Carolina Nunes. Com informações de CNN Internacional