Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Safras prevê recorde de colheita de soja no Brasil em 154,5 mi de toneladas

    Consultoria estima aumento de 3,7% na área plantada, que deverá somar 43,74 milhões de hectares

    Soja em Mato Grosso
    Soja em Mato Grosso Reuters/Paulo Whitaker

    da Reuters

    O Brasil deverá produzir um recorde de 154,53 milhões de toneladas de soja na temporada 2022/23, estimou a consultoria Safras & Mercado, ao elevar sua projeção em 2% na comparação com a estimativa divulgada em julho.

    Conforme relatório publicado nesta sexta-feira (11), a safra no maior produtor e exportador global da oleaginosa poderá aumentar 21,3% sobre o ciclo anterior, quando uma seca reduziu o potencial produtivo, especialmente no Sul do país.

    Além de projetar uma recuperação na produtividade, a consultoria estima agora aumento de 3,7% na área plantada, que deverá somar 43,74 milhões de hectares.

    O levantamento aponta que a produtividade média deverá passar de 3.038 quilos por hectare para 3.551 quilos.

    Foram feitos ajustes positivos nas expectativas de áreas a serem semeadas nesta nova temporada nas principais regiões do país.

    “O aumento da área plantada leva a um potencial produtivo ainda maior do que o estimado inicialmente. Os produtores permanecem focados no clima e nos trabalhos de plantio, que evoluem em todas as regiões”, completou o consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, em comunicado.