Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sergio Vale: Medidas do governo para conter inflação são como enxugar gelo

    Especialista CNN em economia falou sobre a crise econômica no Brasil e as medidas do governo federal na tentativa de conter a inflação

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda mensal por pessoa em 2021 foi a menor dos últimos 10 anos. Mais de 100 milhões de pessoas – quase metade da população brasileira – viveram com R$ 415,00 por mês no ano passado. O Especialista CNN em economia Sergio Vale comentou, nesta sexta-feira (10), as medidas do governo federal que tentam conter a crise econômica.

    De acordo com Vale, o processo inflacionário acelerado responde por boa parte da queda na renda real dos brasileiros.

    A solução para esse problema, disse Vale, passa por uma reforma econômica para possibilitar o crescimento do país e a geração de empregos.

    No entanto, o Especialista CNN afirmou não acreditar que isso deva acontecer no futuro próximo. “O crescimento previsto para a economia continua próximo de zero“, disse.

    Vale explicou também que as medidas propostas pelo governo federal, como diminuição nos impostos sobre combustíveis, devem trazer “muito pouco” alívio na situação inflacionária.

    De acordo com o Especialista CNN, para chegarmos a uma inflação de 6% no final do ano, seria necessário aprovar todas as medidas propostas pelo governo, repassar ao consumidor final a queda nos impostos e esperar que não haja piora no cenário fiscal ou na taxa de câmbio.

    “O governo está fazendo um esforço, mas não deve conseguir trazer a inflação para baixo, pois está contraindo um risco fiscal muito grande para o futuro com essas medidas. Estamos apenas enxugando gelo”, disse Vale.

    Veja mais no vídeo acima.