Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Setor de serviços impacta diretamente PIB e emprego, diz especialista

    Maruo Rochlin, professor de economia da FGV, disse que o desempenho positivo dos serviços passa por uma melhora no emprego e na massa salarial da população

    Movimentação do comércio
    Movimentação do comércio Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Ludmila CabralFabrício Juliãoda CNN

    em São Paulo

    O setor de serviços teve a quarta taxa positiva seguida, com alta de 0,7% em agosto, acima das expectativas de mercado. Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (14), o professor de economia da FGV Rio Maruo Rochlin disse que o desempenho positivo registrado passa por uma melhora no emprego e na massa salarial da população.

    “Estamos falando de um setor que emprega muito, que representa dois terços da atividade econômica. Então, esse dado de hoje mostra um impacto no emprego de uma maneira muito forte e no PIB também, de maneira geral. É um número para comemorar”, destacou o economista.

    Segundo ele, os resultados de indicadores recentes da economia brasileira têm se apresentado melhores que o esperado em projeções do mercado, o que traz certo alívio ao olhar para o futuro, em que as previsões têm apontado para uma desaceleração significante.

    “Além do setor dos serviços, estamos falando também da taxa do emprego, com o desemprego abaixo de dois dígitos e a massa salarial batendo recorde. São números que surpreendem e desautorizam previsões mais catastróficas”, acrescentou.