Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Setor de serviços tem alta na confiança em março, diz FGV

    Resultado positivo interrompe sequência de quatro quedas consecutivas do indicador

    Avanço da vacinação e fim das medidas de restrição podem ser algumas das razões para cenário
    Avanço da vacinação e fim das medidas de restrição podem ser algumas das razões para cenário Getty Images

    Rayane Rochada CNN*

    no Rio de Janeiro

    A confiança do setor de serviços no país teve alta em março. Depois de quatro quedas consecutivas nos últimos meses, os níveis da categoria subiram 3,0 pontos frente a fevereiro. Com o desempenho favorável, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) chegou aos 92,2 pontos.

    Os dados, avaliados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), foram publicados nesta quarta-feira (30).

    O levantamento do instituto mostra que o resultado positivo do mês foi puxado tanto pela melhora das expectativas dos empresários como pela percepção de aumento no volume de serviços prestados neste momento.

    O Índice de Expectativas (IE-S), por exemplo, registrou a primeira alta de 2022. Neste período, o indicador subiu 1,3 pontos e alcançou os 93,7 pontos.

    O coordenador do estudo, Rodolpho Tobler, explica que o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e o fim das medidas de restrição podem ser algumas das razões para este cenário.

    “O avanço da confiança parece estar relacionado com a melhora da pandemia, em especial nos segmentos que dependem mais da circulação de pessoas”, analisa.

    Apesar da melhora na conjuntura, o economista da FGV reforça que ainda é cedo para assegurar um restabelecimento do setor.

    “É preciso cautela sobre os próximos meses, o cenário macroeconômico negativo e a confiança baixa dos consumidores não permitem confirmar que essa alta seja a volta do caminho de recuperação observado no ano passado. Será preciso esperar por novos resultados favoráveis”, conclui.

    *Sob supervisão de Fabiana Lima