Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sistema de pagamento transfronteiriço vai melhorar comércio exterior, diz Campos Neto

    Comentário vem em meio a esforços do BC para internacionalizar o Pix; para Campos Neto, o Brasil precisa reduzir custos nas transações transfronteiriças 

    Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto
    Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto REUTERS/Adriano Machado

    Da CNN*

    O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou em evento nesta segunda-feira (4) que um sistema de pagamento transfronteiriço vai incrementar o comércio exterior do Brasil.

    O Banco Central (BC) prevê que a funcionalidade do Pix pode ser ampliada futuramente para pagamentos de pedágios, estacionamentos, transporte público e até transações internacionais, segundo relatório publicado nesta segunda-feira (4).

    Segundo a autoridade monetária, a plataforma de pagamento pode ser integrada com sistemas de pagamentos instantâneos internacionais, “viabilizando a realização de transações transfronteiriças entre o Brasil e outros países, como remessas, pagamentos entre empresas e pagamentos de compras de bens e de serviços no exterior”.

    Durante o evento, o presidente do BC disse ainda defendeu o Pix de críticas. Ele afirmou que seu sistema evita fraudes por ser rastreável.

    Campos Neto voltou a comentar a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o segundo trimestre deste ano. A economia avançou além do esperado, 0,9% frente a 0,3% projetado pelo mercado.

    Segundo o economista, a surpresa pode se dever a ganho de eficiência cumulativa de políticas aprovadas no passado, se referindo à agenda de reformas implementada nos últimos anos.

    Com informações da Reuters.