Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    STF manda ANP e Cade apresentarem apurações sobre política de preço da Petrobras

    De acordo com pedido do ministro André Mendonça, essas medidas terão de ser implementadas em 30 dias

    Thais Arbexda CNN

    Ouvir notícia

    O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (22) que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apresentem, no prazo de cinco dias, detalhes de ações a serem adotadas para “para garantir a transparência e regularidade dos preços praticados em relação aos combustíveis no país”.

    De acordo com o magistrado, essas medidas terão de ser implementadas em 30 dias. “Devem a ANP e o Cade adotar as providências acima determinadas no sentido de trazer transparência sobre a política de preços da Petrobras e a regularidade dessa política à luz da legislação vigente”, diz Mendonça, na decisão em que a CNN teve acesso.

    A decisão se deu no âmbito de uma ação que discute a regulamentação dos estados sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) único para combustíveis.

    O ministro analisou informações prestadas ao STF pela Petrobras, ANP e Cade a respeito dos critérios adotados pela estatal para a sua política de preços dos combustíveis, sobre os procedimentos de fiscalização instaurados pela ANP com relação à transparência das políticas de preços dos combustíveis no país e dos procedimentos abertos pela Cade para averiguar a regularidade da atuação da Petrobras no mercado de combustíveis.

    A decisão de Mendonça acontece num momento de distensionamento da relação do Palácio do Planalto com a Petrobras, depois de a estatal anunciar uma série de reduções no preço dos combustíveis. A continuidade da ação no Supremo, no entanto, tende a criar uma espécie de regulamentação para a prática de preços da companhia.

    Mais Recentes da CNN