Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Tecnologia não será mais cara aos usuários”, diz conselheiro da Anatel sobre 5G

    Brasília será a região do país a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business*Ludmila CandalThiago Félixda CNN*

    em São Paulo

    Brasília será a região do país a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel, a partir de quarta-feira (6). Em entrevista à CNN, o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, “a tecnologia não será mais cara aos usuários [que já possuem 4G]”.

    Amanhã, será liberada uma faixa de três e meio gigahertz para que todos do DF tenham a possibilidade de receber o sinal do 5G público. Os aparelhos mais novos costumam ser os aptos a receber os dados da rede, explica o conselheiro. Mas o especialista recomenda que os brasileiros entrem em contato com as operadoras para terem certeza se o celular está apto.

    O especialista apontou que Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo são cidades em processos avançados. Entretanto, para funcionarem, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) precisa submeter ao Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) seu trabalho para a aprovação sobre ser possível ou não adicionar a rede nas localidades.

    De acordo com o edital do 5G, as capitais estão previstas para serem as primeiras localidades a terem a tecnologia, em setembro. Moreira espera que as regiões urbanas tenham o 5G até janeiro de 2026.

    O conselheiro ressaltou ainda que além dos smartphones, o 5G propiciará uma série de aplicações, como as cidades inteligentes, telemedicinas, segurança, carros autônomos. “Tudo isso trará uma nova condição de vida para nós brasileiros”.

    *Com informações da Agência Brasil