Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TikTok será investigado no Vietnã por “conteúdo tóxico”

    Plataforma de vídeos curtos "representa uma ameaça à juventude, cultura e tradição do país", disse o Ministério da Informação vietnamita

    Reuters

    O Vietnã investigará as operações do TikTok no país a partir de maio, já que o conteúdo “tóxico” na plataforma de vídeos curtos “representa uma ameaça à juventude, cultura e tradição do país”, disse o Ministério da Informação nesta quinta-feira (6).

    Moderar o conteúdo no popular aplicativo de propriedade chinesa foi “muito mais difícil” do que em outras plataformas, disse o representante do ministério Le Quang Tu Do em entrevista coletiva, sem fornecer detalhes.

    “Precisaremos de medidas mais duras para combater esse conteúdo, apenas a remoção não é suficiente”, disse Do, sem dar detalhes.

    O aplicativo, de propriedade da ByteDance, tem quase 50 milhões de usuários no Vietnã com 18 anos ou mais, disse o governo, citando dados da empresa de pesquisa DataReportal.

    A plataforma removeu 1,7 milhão de vídeos a pedido do governo vietnamita no quarto trimestre do ano passado, por serem considerados uma violação das políticas do governo, segundo dados da empresa.

    “TikTok, Facebook e YouTube são mídias sociais transfronteiriças com padrões internacionais. Mas, ao operar no Vietnã, a plataforma precisa cumprir os regulamentos locais sobre conteúdo e obrigações fiscais”, disse Do em comunicado no início desta semana, acrescentando que o TikTok recentemente permitiu conteúdo “tóxico, ofensivo, falso e supersticioso” em sua plataforma.

    TikTok é a única plataforma sendo investigada porque é a única com escritórios locais, disse o ministério.

    A empresa disse em fevereiro que foi informada pela Autoridade de Radiodifusão e Informações Eletrônicas que uma delegação do governo visitará seus escritórios no Vietnã no segundo trimestre.

    “Esta é uma atividade de inspeção interdisciplinar planejada pelo governo e de acordo com a lei do Vietnã para empresas que operam no Vietnã, não apenas para a TikTok”, disse o TikTok Vietnã em um e-mail.

    Em comunicado à Reuters na quinta-feira, o TikTok Vietnã também disse que atualizou suas diretrizes, que devem entrar em vigor em 21 de abril, para ser mais transparente sobre suas regras e como as aplica.