Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja 10 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

    Seja online ou presencial, a entrevista com o RH é uma etapa essencial do processo seletivo

    Entrevista de emprego: comportamento e a expressão corporal do candidato são analisados o tempo todo
    Entrevista de emprego: comportamento e a expressão corporal do candidato são analisados o tempo todo Foto: Dylan Gillis / Unsplash

    Magaléa Mazziotticolaboração para o CNN Brasil Business

    Online ou presencial, a entrevista de emprego segue sendo considerada fundamental por recrutadores e contratantes no momento de preencher uma vaga. Com desafios cada vez mais complexos, as organizações entendem que o perfil do candidato precisa estar alinhado aos valores, missão e propósitos da empresa.

    Por isso, a recomendação dos especialistas em recrutamento e seleção que lidera é investir tempo estudando a história e o posicionamento do negócio para o qual se está tentando uma vaga.

    “Já tivemos várias situações em entrevistas na empresa que os candidatos tinham uma admiração por trabalhos que realizamos”, conta Rodrigo Trevisan, fundador e CEO da Zooma Inc. – Insights e Estratégia. Trevisan diz que o perfil de um profissional deve ser inerente. “Isso não podemos treinar. O que treinamos é a habilidade técnica ou o modus operandi da equipe, daí a razão da etapa da entrevista ser tão fundamental.”

    Juliana Gebrim, neuropsicóloga, explica que a entrevista precisa ser encarada pelo candidato como o momento de fazer uma narrativa – uma linha do tempo da sua trajetória profissional -, apontando o ápice, os momentos de maiores desafios e os processos que contribuíram para a sua evolução profissional.

    “É o momento no qual o entrevistador fará uma análise do seu comportamento e da sua capacidade de concatenar ideias de forma clara e objetiva. Isso permitirá que você evidencie seus talentos, seus pontos fortes, além de mostrar como você pode ser a pessoa certa para a vaga, focando naquilo que é importante”, afirma.

    Tanto para as entrevistas presenciais quanto online, Gebrim explica que o comportamento e a expressão corporal do candidato são analisados o tempo todo.

    Confira as dicas dos especialistas para se sair bem em uma entrevista de emprego:

    1. Pesquise sobre a empresa – o que ela visa, qual a missão, visão e valores da instituição para identificar os valores institucionais da organização. Entenda em que a empresa atua. Conheça os trabalhos feitos por ela.
    2. Seja pontual – saia com antecedência para não se prejudicar com imprevistos. Se for online, acesse o link com antecedência caso tenha alguma problema para conseguir entrar. Lembrando que alguns programas de vídeo-chamada exigem um pequeno cadastro prévio.
    3. No caso das entrevistas online, o cuidado com o que irá aparecer diante da câmera conta pontos. Evite sofás, poltronas e camas nessa hora. Prefira uma cadeira em que você possa estar com uma postura adequada, de preferência em um local silencioso e com pouca movimentação de pessoas. Locais com pouco barulho, bem iluminados e, de preferência, sem objetos ao fundo que possam tirar a atenção do responsável pela entrevista.
    4. Nunca interrompa o entrevistador – por mais que as perguntas pareçam estranhas, respeitem o fluxo da conversa.
    5. Ensaie antes da entrevista a sua apresentação pessoal. Peça a opinião de uma pessoa mais próxima sobre o seu discurso.
    6. Seja honesto sobre suas habilidades e experiência. Além de ser uma premissa básica, também ajuda a relaxar e dar mais segurança. Muitos recrutadores percebem quando o candidato está supervalorizando qualificações e experiências. Lembre-se que há casos em que é possível checar as informações com empresas em que o profissional atuou anteriormente.
    7. Esteja preparado para perguntas mais complexas.
    8. Se for online, procure olhar pra câmera a todo momento.
    9. Apesar de muitas empresas já adotarem um perfil mais informal e descontraído, não exagere. Observe a sua vestimenta.
    10.  Mantenha uma postura profissional