Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Venda de veículos acumulam alta de 3,3% em 2022, diz Fenabrave

    Setor automotivo registrou queda nas vendas de outubro ante setembro, mas teve alta em relação ao mesmo mês do ano anterior

    Carros recém-produzidos em estacionamento de fábrica em São Bernardo do Campo, SP
    Carros recém-produzidos em estacionamento de fábrica em São Bernardo do Campo, SP 05/01/2017REUTERS/Paulo Whitaker

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    As vendas de veículos acumulam alta de 3,3% nos dez primeiros meses do ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos – Fenabrave.

    Em outubro deste ano, foram emplacados 180.884 veículos, ao considerar automóveis, comerciais leves (como vans), caminhões e ônibus. No ano, o total é de 1.683.276 emplacamentos.

    Neste recorte, a venda de veículos no mês passado teve queda de 6,74% ao comparar com setembro deste ano, mas avançou 11,44% em relação a outubro de 2021.

    Já ao adicionar motos e implementos rodoviários, o setor automotivo registra 2.957.600 veículos no acumulado do ano, sendo 316.919 somente em outubro.

    Neste recorte, na comparação mensal, outubro teve queda de 5,5% ante setembro. No entanto, ao comparar com o mesmo mês do ano passado, registra alta de 14,8%. Para a Fenabrave, o resultado é um indicativo de que o setor tem se recuperado da crise após a pandemia.

    “A retração pode ser explicada pelo menor número de dias úteis de outubro (20 dias, ante 21 em setembro). Boa parte dos segmentos teve números similares em relação ao mês anterior nas vendas diárias, o que indica que o movimento de recuperação se mantém”, afirmou o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.