USP está com inscrições abertas para pós-graduação em História Social

Interessados têm até o dia 8 de julho para se inscrever em programas de mestrado ou doutorado

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Aulas devem começar no primeiro semestre de 2026  • Freepik
Compartilhar matéria

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) anunciou no último dia 25 a abertura das inscrições para a ocupação de vagas no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). As aulas terão início no primeiro semestre de 2026. 

As inscrições estarão abertas até as 12h do dia 8 de julho, exclusivamente pelo site da Fuvest. A taxa de inscrição é de R$ 219 e deve ser paga até o dia 8 de julho. 

Ao todo, serão oferecidas até 136 vagas para os programas de mestrado e doutorado. O programa, no entanto, não é obrigado a preencher todas as vagas disponíveis. Como parte de sua política de ações afirmativas, haverá a seguinte reserva de vagas: 

  • Até 20% para pessoas autodeclaradas pretas e pardas; 
  • 2 vagas para pessoas indígenas autodeclaradas; 
  • 2 vagas para pessoas com deficiência; 
  • 2 vagas para pessoas transgênero autodeclaradas; 
  • 2 vagas para pessoas refugiadas autodeclaradas. 

Podem participar do processo seletivo candidatos que completarem a graduação ou o mestrado até o início da data de matrícula no curso de pós-graduação, prevista para 2026. 

Processo seletivo 

O processo seletivo será realizado integralmente de forma remota, em ambientes digitais, pela Internet. A seleção para o mestrado constará de duas fases. Na primeira haverá a aplicação de uma prova de conhecimentos específicos na área de História. Na segunda, ocorrerá a arguição do curriculum vitae e do histórico escolar. 

Já o processo de seleção para o doutorado constará de três fases. Na primeira haverá a aplicação de uma prova de conhecimentos específicos na área de História. Na segunda, ocorrerá a avaliação do projeto de pesquisa. Já na terceira, ocorrerá a arguição do projeto de pesquisa, do curriculum vitae e do histórico escolar. 

Comprovação de proficiência

Além disso, para ingresso no mestrado, os candidatos deverão comprovar proficiência em uma das duas línguas estrangeiras: inglês ou espanhol. Já para ingresso no doutorado, a exigência é a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras, entre inglês, francês, espanhol, italiano, alemão ou outro idioma pertinente às fontes primárias do projeto de pesquisa. 

A prova de conhecimentos específicos será no formato on-line está marcada para o dia 14 de setembro, às 9h, e terá a duração de quatro horas. Informações sobre a bibliografia exigida e o processo de avaliação estão disponíveis no edital.