'Dance Monkey' se torna a música mais buscada no Shazam de todos os tempos

Apesar da música alto-astral, a história por trás da melodia está ligada a um momento de frustração da jovem artista

Leah Asmelash, da CNN
30 de novembro de 2020 às 10:59 | Atualizado 30 de novembro de 2020 às 11:02
A artista Tones and I
Foto: Divulgação/Warner Music

“Dance Monkey” de Tones and I se tornou a música mais popular do Shazam, de acordo com o Guinness World Records.

A música cativante – o segundo single do EP ”The Kids Are Coming”, a estreia da artista de Tones and I, cujo nome verdadeiro é Toni Watson – foi buscada 36,6 milhões de vezes no aplicativo de identificação de música, segundo o Guinness. A música foi lançada em maio de 2019 e bateu a recordista anterior “Wake Me Up”, do DJ sueco Avicii.

O Shazam é um aplicativo de celular que permite ao usuário buscar uma música que esteja tocando em algum lugar. Por exemplo, se uma música toca na rádio e quero saber seu nome, posso acionar o Shazam e ele me dirá. O programa funciona através de uma gravação rápida do som utilizando o microfone do celular e uma busca do trecho na internet.

A canção alcançou o topo das paradas em mais de 30 países e estreou na Billboard Hot 100 na posição 96. Segundo a Billboard, quando finalmente ascendeu entre os cinco primeiros lugares, a faixa se tornou a primeira música Hot 100 escrita exclusivamente por uma mulher a entrar no ranking em mais de oito anos.

Leia também:
David Prowse, intérprete original de Darth Vader em Star Wars, morre aos 85 anos
Sem indicações no Grammy 2021, The Weeknd diz que processo é 'corrupto'
Jennifer Lopez é acusada de copiar Beyoncé no American Music Awards 2020

O hit global é uma música alegre e divertida, mas nasceu da frustração de Watson enquanto trabalhava em sua casa na Austrália.

“É uma música sobre um momento em que me senti frustrada com a falta de paciência das pessoas. Tinha gente filmando um artista de rua com seus celulares na rua falando 'vai, vai, vai'. Se você substituir a palavra ‘dançar’ por ‘cantar’, é bastante autoexplicativo”, ela disse à Billboard no ano passado.

Desde então, a cantora e compositora australiana se tornou um nome familiar, pois o videoclipe de “Dance Monkey” tem mais de um bilhão (sim, bilhão) de visualizações. Seu álbum de estreia é esperado no fim do ano.

 

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).