Grandes editoras estão se abrindo para a diversidade, diz autor de 'Torto Arado'

Itamar Vieira Júnior, geógrafo, escritor e servidor do Incra, foi entrevistado pelo CNN Nosso Mundo e contou sobre a sua trajetória e o seu best seller

Da CNN, em São Paulo
13 de fevereiro de 2021 às 00:16

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (12) entrevistou o geógrafo e escritor Itamar Vieira Júnior, que professou um mensagem otimismo para as comunidades tradicionais, representadas em seu primeiro e único romance, o bestseller Torto Arado.

"Vejo o futuro do jovem do campo com esperança", disse Vieira Júnior, que pondera que há necessidade de medidas na seara educacional e da cultura para que mais jovens repitam a sua trajetória, exercendo o sonho da escrita. "Precisamos tornar o acesso à leitura mais democrático", avaliou o escritor.

Itamar Vieira Júnior
O escritor Itamar Vieira Júnior, autor de "Torto Arado"
Foto: Wikimedia Commons

Itamar Vieira Júnior concedeu uma entrevista com o tema "Coragem e determinação para realizar sonhos".

E não é por menos: foi só após os 40 anos que o servidor público do Incra conseguiu publicar seu primeiro romance. Logo de cara, ganhou todos os principais prêmios da literatura em língua portuguesa e se posicionou como um dos autores mais lidos do Brasil.

"A literatura sempre foi o terreno da liberdade"

Itamar Vieira Júnior

O geógrafo afirma que o trabalho no Incra, convivendo com as comunidades quilombolas e ribeirinhas, influenciou diretamente a sua produção. "As experiências do campo alimentam meu olhar literário", diz.

As experiências, no entanto, nem sempre são prazerosas ou leves de serem vivenciadas.

"É um choque ver pessoas em situação de escravidão"

Itamar Vieira Júnior

Ele encoraja interessados em contar histórias de diferentes perspectivas a procurarem editoras para divulgar seus relatos. "Grandes editoras estão se abrindo para a diversidade", afirma. "Se o texto é de qualidade, há formas de se publicar."

Torto Arado

Torto Arado parte da pesquisa de doutorado de Itamar Vieira Júnior em comunidades quilombolas na Chapada Diamantina, Bahia, falamos sobre como as questões de territorialidade, memória e oralidade influenciaram a linguagem e a temática do livro. Vencedor do prêmio Leya em 2018 e prêmios Oceanos e Jabuti em 2020.

Torto Arado foi publicado pela Todavia em 2019. A obra conta a história de Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos, com diferentes relações e perspectivas com a realidade em que vivem.

CNN Nosso Mundo

Ele foi entrevistado por Thais Herédia, Débora Freitas e Lia Bock, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30. 

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.