CNN Nosso Mundo entrevista o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi

No programa desta sexta-feira, urbanista avalia como a pandemia do novo coronavírus afeta o futuro das cidades no Brasil e no mundo

Da CNN, em São Paulo
26 de fevereiro de 2021 às 05:00 | Atualizado 26 de fevereiro de 2021 às 23:11
Ciro Pirondi
O arquiteto Ciro Pirondi
Foto: Escola da Cidade

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (26) entrevista o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, que avalia como a pandemia do novo coronavírus afeta o futuro das cidades no Brasil e no mundo.

Nos próximos 30 anos, a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas, um aumento de 26% em relação aos 7,7 bilhões atuais. Metade do planeta vive hoje em áreas urbanas, e essa proporção deve aumentar para 70% até 2050, segundo a ONU.

Para Pirondi, que tem boa parte dos seus estudos dedicada à revitalização de áreas públicas degradadas, "é hora de revermos a ocupação das nossas cidades". 

"A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos"

Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista


Os desafios de viver nos grandes centros urbanos são enormes, como problemas ambientais, mobilidade e desigualdade, por exemplo. O último Fórum Econômico Mundial trouxe à tona a necessidade de repensarmos o futuro das nossas cidades, principalmente, após a pandemia.

"A cidade precisa de ações permanentes, não de quatro anos”, disse o urbanista, que criticou a influência política nos projetos urbanísticos. "A ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada", analisou.

"Inventamos as cidades para ter relações sadias"

Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista


Ciro Pirondi fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e Anália Amorim e é um dos fundadores da Escola da Cidade. Arquiteto há mais de 30 anos, ele é autor de obras arquitetônicas com foco na revitalização de áreas públicas degradadas e, atualmente, é diretor da Fábrica-Escola de Humanidades João Figueiras Lima, o ensino médio técnico da Escola da Cidade.

Ele é entrevistado por Thais Herédia, Débora Freitas e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30. 

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

(Editado por Daniel Fernandes)