Dona Hermínia, Aníbal e mais: os personagens clássicos de Paulo Gustavo

Ator, diretor e roteirista protagonizou sucessos recentes do cinema nacional e da TV

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
04 de maio de 2021 às 23:03 | Atualizado 05 de maio de 2021 às 00:00
Paulo Gustavo
Paulo Gustavo
Foto: Reprodução / CNN

O ator, diretor e roteirista Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, ou apenas Paulo Gustavo, morreu nesta terça-feira (4) vítima da Covid-19. Em programas de televisão, no teatro e, principalmente, nas telonas, Paulo Gustavo interpretou personagens de grande repercussão e que foram marcantes na história recente do cinema brasileiro.

Dona Hermínia

A mais famosa, é claro, é a Dona Hermínia, inspirada em sua mãe, Déa Lúcia. Paulo Gustavo a viveu no teatro e em três filmes da série Minha Mãe É uma Peça. 

Dona Hermínia
Foto: Divulgação

O jeito atirado e irreverente de Hermínia, a relação de amores e brigas com os filhos, o ex-marido e as irmãs fizeram da personagem um símbolo de vivências tão pessoais quanto universais das mães brasileiras.

Aníbal

Outro sucesso do cinema nacional vivido por Paulo Gustavo é a dupla de filmes produzidos e protagonizados por uma das melhores amigas do ator, Mônica Martelli.

Paulo Gustavo como o Aníbal, de 'Minha Vida em Marte'
Paulo Gustavo como o Aníbal, de 'Minha Vida em Marte'
Foto: Divulgação

Em Os homens são de Marte... e é para lá que eu vou Minha vida em Marte, Paulo Gustavo vive o personagem Aníbal, o melhor amigo da protagonista vivida por Martelli, em uma trajetória calcada na mensagem de que as amizades e relações que construímos ao longo da vida são muito mais importantes do que o sucesso de um relacionamento ou de um emprego.

Valdo

Paulo Gustavo esteve em Vai que Cola, produção que começou com uma série nos canais pagos do Grupo Globo, derivando em produtos digitais, filmes e, mais recentemente, em exibição na TV aberta.

Paulo Gustavo como o Valdo, do 'Vai que Cola'
Paulo Gustavo como o Valdo, do 'Vai que Cola'
Foto: Divulgação

Vivendo o personagem Valdomiro Lacerda Pinto, o Valdo, Paulo Gustavo protagonizou as primeiras quatro temporadas do Vai que Cola, entre 2013 e 2017. O ator participou do longa exibido nos cinemas brasileiros em 2015, interpretando o mesmo personagem.

Ele mesmo

Nos últimos anos, Paulo Gustavo se tornou uma celebridade carismática, com forte alcance nas redes sociais e muita repercussão nas entrevistas e obras das quais participava. O ator foi escalado para participações especiais em muitos filmes, séries e programas.

Paulo Gustavo no especial '220 Volts'
Paulo Gustavo no especial '220 Volts'
Foto: Divulgação

Paulo Gustavo, como muitos dos grandes comediantes brasileiros, era mestre em performar diversos personagens diferentes em esquetes relacionadas entre si. Um exemplo é o 220 Volts, programa de TV, filme e série. 

No ano passado, já diante da pandemia da Covid-19, Paulo Gustavo assumiu o posto prestigioso de levar seus personagens a um especial de Natal da TV Globo, exibido em rede nacional em 22 de dezembro do ano passado.