Dona Hermínia, Ivonete, Senhora dos Absurdos: as personagens de Paulo Gustavo

Humorista cedeu seu talento para a criação de personagens femininas marcantes; relembre em fotos

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo
04 de maio de 2021 às 23:42 | Atualizado 05 de maio de 2021 às 00:41
Periquita, mais uma personagem marcante do ator e humorista Paulo Gustavo, para
Periquita, mais uma personagem marcante do ator e humorista Paulo Gustavo, para o humorístico 220 Volts, do Multishow
Foto: Reprodução/Youtube

Dona Hermínia, Periquita, Ivonete, Mulher Feia e Senhora dos Absurdos: estas são algumas das personagens femininas interpretadas pelo ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu na noite desta terça-feira (4) por complicações da Covid-19.

Entre suas mais marcantes atuações, temos a cativante Dona Hermínia, a personificação da figura materna. Hermínia é a mãe que implica, briga, proporciona "micos", mas, acima de tudo, é protetora e ama incondicionalmente os filhos.

Inspirada em sua mãe, Déa Lúcia, Paulo Gustavo viveu a personagem no teatro e em três filmes da série "Minha Mãe É uma Peça". 

Para o humorístico "220 Volts", exibido no Multishow, Paulo Gustavo criou a Ivonete. A personagem, no entanto, foi motivo de polêmica pelo uso do 'blackface', quando um ator branco pinta o rosto para interpretar um personagem negro.

Após as críticas, a personagem foi modificada e o ator passou a utilizar uma maquiagem menos carregada. Irreverente e engraçada, Ivonete destacou-se por ser uma mulher com autoestima elevada, que gosta de sair e se divertir. 

Mais um sucesso do programa "220 Volts", a personagem Senhora dos Absurdos, uma mulher branca e rica, fazia jus ao nome, sempre com declarações preconceituosas, mas em tom de crítica social. 

A personagem Mulher Feia também fez parte do humorístico "220 Volts", mas com participação no programa "Vai que Cola", também do Multishow.

Paulo Gustavo utiliza a sátira para dar vida à mulher que narra relatos a partir de sua aparência. Mulher Feia está sempre se lamentando por homens e conta as histórias de forma inocente. 

Outra personagem que conta suas aventuras amorosas de forma leve e cheia de humor é a "Periquita". Nesta atuação, Paulo Gustavo deu vida a uma garota que estava sempre falando de forma divertida sobre paquera, sexo e festas. 

Veja fotos das personagens interpretadas por Paulo Gustavo:

Dona Hermínia
Dona Hermínia
Dona Hermínia, sucesso de bilheteria nos cinemas como protagonista dos filmes "Minha Mãe é uma Peça".Crédito: Divulgação
  • Dona Hermínia
  • Periquita, mais uma personagem marcante do ator e humorista Paulo Gustavo, para
  • Paulo Gustavo como a personagem "mulher feia", representada em humorístico
  • Paulo Gustavo como a personagem "mulher feia"
  • Paulo Gustavo como Ivonete