'Brasil precisa olhar para a sua ancestralidade', diz escritor Daniel Munduruku

No CNN Nosso Mundo, doutor em educação analisou as grandes ameaças aos povos indígenas no Brasil

Da CNN, em São Paulo
21 de maio de 2021 às 23:31

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (21) entrevistou o escritor e doutor em educação Daniel Munduruku, que analisou as grandes ameaças aos povos indígenas no Brasil e criticou a forma como o país olha para o seu passado e suas origens. 

"O Brasil precisa olhar para a sua ancestralidade"

Daniel Munduruku


Quase 700 indígenas morreram em decorrência da Covid-19 desde o começo da pandemia no Brasil, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde. 

Grupos de direitos humanos e ONGs denunciam, porém, a subnotificação nos números de mortos e contaminados, e, além disso, a crise sanitária não é a única ameaça às cerca de 7 mil comunidades espalhadas pelo país. 

Os povos indígenas têm denunciado, sistematicamente, casos de assassinatos, torturas, incêndios criminosos e invasões de terras. De acordo com o último relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, houve aumento em 16 das 19 categorias de violência analisadas pela publicação.

Para Munduruku, "o Brasil não se esforça para entender os indígenas", e uma mudança é necessária para melhorar a compreensão e convivência com os variados povos indígenas. "Os povos indígenas ainda são os guardiões da terra."

"O meu desejo é que o Brasil olhe para si mesmo "

Daniel Munduruku


Daniel Munduruku pertence ao povo indígena munduruku, e é autor de 54 livros publicados no Brasil e no exterior. Ele é graduado em Filosofia, História e Psicologia, e tem mestrado e doutorado em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Ele foi entrevistado por Lia Bock, Thaís Herédia e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

Daniel Munduruku
Daniel Munduruku foi o entrevistado desta sexta-feira (21) do CNN Nosso Mundo
Foto: CNN/Reprodução

*Editado por Daniel Fernandes