Família atualiza estado de Pirulla e diz que médicos não descartam sequelas
Youtuber sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 30 de maio, e deixou o hospital cerca de dois meses depois, em 1 de agosto

A família de Paulo Nascimento, 43, youtuber conhecido como Pirulla, divulgou um comunicado nesta quinta-feira (7) sobre seu estado de saúde e deu detalhes sobre o processo de reabilitação do biólogo. No dia 30 de maio, o youtuber sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Em nota, a família afirma que, agora em casa, Pirulla segue assistido por uma equipe de profissionais que o acompanha diariamente. "Essa nova fase permite que ele mantenha uma rotina estruturada de terapias e cuidados, com atividades planejadas para estimular diferentes áreas da recuperação. O foco principal neste momento é manter avanços consistentes, respeitando o tempo do corpo e o ritmo natural de cada etapa. Embora o processo seja longo e desafiador, a evolução tem sido constante e cada progresso é motivo de incentivo para todos os que o acompanham de perto", inicia o comunicado.
De acordo com a família do biólogo, ele segue levando a recuperação a sério, com uma rotina intensa de terapias e exercícios, mas sem perder o bom humor. Pirulla também conta com sessões de fisioterapia cinco vezes por semana, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de acompanhamento psicológico semanal.
O texto também cita o prognóstico dos médicos que, apesar da gravidade do caso, não estabelecem expectativas sobre o resultado final da recuperação. "O AVC foi grave e, embora ele tenha apresentado melhoras, cada indivíduo reage de forma diferente ao processo de reabilitação. Por isso, não é possível prever até onde a recuperação poderá chegar. O que se mantém constante é o comprometimento dele com cada etapa do tratamento e a dedicação da equipe em buscar o melhor resultado possível, passo a passo."
"Neste momento, a prioridade absoluta do Pirulla é a sua recuperação. Todo o foco está direcionado à reabilitação, que exige disciplina, constância e paciência. Cada dia é estruturado para que ele possa realizar as terapias necessárias, manter a rotina de exercícios e seguir de forma cuidadosa todas as orientações da equipe médica", descreve a família. "As mensagens de apoio, as demonstrações de afeto e a mobilização constante nos canais e na vaquinha mostram que ele não está sozinho nesta jornada. Cada palavra enviada, cada gesto, cada contribuição financeira ou engajamento nos projetos dele ajuda não só a manter o tratamento e a rotina de cuidados, mas também traz ânimo e conforto a todos os que acompanham seu dia a dia".
O youtuber foi hospitalizado no dia 30 de maio, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Desde o ocorrido, o programa de ciência vem disponibilizando uma chave PIX para que os fãs possam contribuir financeiramente com o tratamento do biólogo.
Quem é Pirulla?
Paulo Nascimento, o Pirulla, se formou em biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui mestrado e doutorado em zoologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele iniciou sua trajetória profissional atuando como professor nas áreas de evolução e paleontologia.
Um dos pioneiros da divulgação científica nas redes sociais no Brasil, ele passou a se destacar em 2006 com o Canal do Pirulla, no YouTube. Seguido por quase 230 mil pessoas no Instagram, ele ficou conhecido por vídeos analíticos e aprofundados.
Dentre os principais temas que aborda estão ciência, meio ambiente, religião e política, e atualmente conta com mais de 1 milhão de inscritos no canal.
Em 2014, Pirulla foi reconhecido como o melhor influenciador na área de educação pelo Shorty Awards. Também participou da criação do Science Vlogs Brasil, uma iniciativa que reúne criadores de conteúdo científico com o objetivo de combater a desinformação.
Cinco anos depois, em 2019, o biólogo lançou, em parceria com o jornalista Reinaldo José Lopes, o livro "Darwin sem Frescura – Como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade".


