#CNNPop

Masp estende nova bandeira LGBT+ em fachada durante Parada do Orgulho

28ª edição do evento acontece na Avenida Paulista neste domingo (2)

Fernanda Pinotti, da CNN
Compartilhar matéria

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) estendeu a bandeira da diversidade sexual e de gênero em sua fachada pela primeira vez na história para celebrar a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo neste domingo (2).

A bandeira de mais de 70 metros, que pode ser vista por todos aqueles desfilando pela Avenida Paulista, possui o novo design do símbolo que, além de usar as tradicionais cores do arco-íris, também destaca grupos historicamente marginalizados.

O novo design foi criado e proposto pela designer ítalo-britânica Valentino Vecchietti, e passou a ser usado a partir de 2021 pela comunidade LGBTQIA+ do mundo todo.

Do lado esquerdo do arco-íris, um triângulo foi incluído. Nele, estão representados a bandeira das pessoas intersexuais (amarela com círculo no centro), das pessoas transexuais (azul, branco e cor-de-rosa), além das cores marrom e preto, que representam a questão racial.

28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Com início marcado para 10h, o desfile conta com 16 trios elétricos que, pela primeira vez, vão circular pelo lado ímpar da pista.

Parada de São Paulo é considerada uma das maiores do mundo, tendo entrado no Guiness World Book (Livro Mundial dos Recordes) em 2006, com 2,5 milhões de pessoas.

O tema da Parada de São Paulo neste ano é “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”.

A pedido dos organizadores, a população compareceu usando verde e amarelo, como forma de tentar resgatar os símbolos e cores da bandeira do Brasil, usados em manifestações da extrema-direita nos últimos anos.

*Com informações de Pedro N. Jordão, da CNN

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais