Por coronavírus, Conmebol solicita à Fifa adiamento de rodadas das Eliminatórias


Da CNN Brasil, em São Paulo
12 de março de 2020 às 04:57 | Atualizado 17 de março de 2020 às 15:04
Final da Copa América - Brasil x Peru. Arthur, Alex Sandro, Firmino, Marquinhos

Arthur, Alex Sandro, Firmino, Marquinhos, Thiago Silva e Daniel Alves - jogadores da seleção brasileira - comemoram gol contra o Peru na final da Copa América de 2019 (07.jul.2019)

Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Em medida de precaução contra o aumento de casos do novo coronavírus (COVID-19), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) solicitou à Federação Internacional de Futebol (Fifa) o adiamento das primeiras rodadas das Eliminatórias do continente para a Copa do Mundo de 2022. A entidade sul-americana oficializou o pedido em comunicado emitido nesta quarta-feira (12).

A Fifa ainda não se posicionou oficialmente sobre a solicitação. Pelo calendário original, a seleção brasileira estrearia na competição contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, em 27 de março. Na sequência, jogaria contra o Peru, em Lima, no dia 31. 

De acordo com o comunicado da Conmebol, as associações e confederações nacionais de seus 10 países membros foram consultadas e a maioria se mostrou favorável.

A incidência do novo coronavírus na América do Sul ainda é considerada baixa em comparação a outras regiões do planeta, mas governos e órgãos da região estão tomando medidas diante do aumento de casos da doença. O governo do Paraguai — país onde está localizada a sede da Conmebol — adotou um protocolo rigoroso e suspendeu aulas e eventos públicos (incluindo partidas de futebol) por tempo indeterminado.

Caso o pedido da Conmebol seja atendido, a região seguirá os passos da Confederação Asiática de Futebol, que já adiou as rodadas de Eliminatórias previstas para março. Diversos outros eventos esportivos foram cancelados ou adiados nas últimas semanas, incluindo a atual temporada da NBA — liga de basquete americana —, suspensa nesta quarta-feira por temor do crescimento da doença.