Os campeonatos esportivos que ainda não pararam com o coronavírus


Da CNN Brasil, em São Paulo
12 de março de 2020 às 21:02 | Atualizado 16 de março de 2020 às 12:15
Time feminino da Ferroviária comemora o título brasileiro de 2019

Time feminino da Ferroviária comemora o título brasileiro de 2019 (29.set.2020)

Foto: Flickr/ Ferroviária de Araraquara

A pandemia de coronavírus não poupou o esporte. Muitos eventos programados para acontecer nas próximas semanas foram cancelados. No futebol, jogos da Libertadores, Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga dos Campeões da Concacaf foram suspensos, e diversos campeonatos nacionais foram paralisados.

A ATP, órgão que rege o tênis mundial, anunciou pausa de seis semanas em seus torneios. Nos Estados Unidos, a NBA (basquete) e a NHL (hóquei) anunciaram a suspensão das competições por tempo indeterminado.

Nas pistas, a Fórmula 1 cancelou a abertura da temporada na Austrália, neste fim de semana. A Fórmula E anunciou suspensão das atividades por dois meses, enquanto a MotoGP cancelou os GPs do Catar, Estados Unidos e Argentina, iniciando a temporada apenas em 3 de maio, na Espanha.

Apesar da onda de cancelamentos e atrasos causados pela pandemia do COVID-19, há campeonatos e esportes acontecendo normalmente, especialmente no Brasil, onde o Brasileirão feminino e os campeonatos seguem a todos vapor e com torcida nos estádios. Abaixo, a lista das competições esportivas ainda na ativa em tempos de coronavírus:

Futebol

Brasileirão feminino: atualmente na quinta rodada, o campeonato nacional continua normalmente, com jogos recebendo torcida e transmissões na TV Cultura, Bandeirantes e no Twitter da CBF.

Estaduais: nenhuma confederação do Brasil anunciou medidas restritivas para a realização dos campeonatos estaduais. Todas as séries de todos os torneios mantêm seus calendários.A CBF, no entanto, estuda mudanças no calendário.

Premier League: o mais disputado campeonato nacional do planeta segue seu calendário até segunda ordem, mas adotando medidas restritivas em relação a toques para repórteres e jogadores. Um relatório publicado pelo jornal britânico The Times revelou a intenção da organização do campeonato de realizar o restante do torneio de portões fechados. A Premier League nega o conteúdo da publicação.

Campeonatos francês, alemão, belga e croata: seguem o calendário, mas os jogos estão sem torcida nos estádios.

Liga dos Campeões e Liga Europa: a Uefa ainda não anunciou as diretrizes de realização dos jogos dos torneios continentais, então segue as medidas de acordo com o país em que a partida realizada. Na Inglaterra, jogos normais; na França, jogos sem torcida; na Espanha e Itália, jogos cancelados.

Basquete

Novo Basquete Brasil (NBB): o campeonato brasileiro da modalidade segue sem alterações.

Josef Newgarden faz curva no circuito de Laguna Seca (22.set.2020)

O piloto da Indy Josef Newgarden faz curva no circuito de Laguna Seca

Foto: Divulgação - 22.set.2019/Indy Car

Automobilismo

Fórmula Indy e Nascar: corridas serão realizadas normalmente, porém sem público. Na Indy, treinos livres de categorias inferiores foram cancelados.

Stock Car: a principal categoria do automobilismo brasileiro mantém o cronograma de iniciar a temporada no dia 29, em Goiânia. A restrição fica por conta de pilotos estrangeiros, que foram proibidos de participar desta etapa inicial.

Baseball

Major League Baseball (MLB): principal campeonato do esporte no mundo, anunciou a suspensão das últimas semanas de sua pré-temporada e anunciou que adiou o início da temporada regular, programada para iniciar dia 26 de março, em duas semanas.

Rugby

Super Rugby: principal campeonato de clubes do hemisfério sul (que conta com uma equipe da Argentina), não anunciou mudanças por conta do coronavírus.

Premiership: o campeonato inglês de rugby também não anunciou mudanças em seu calendário.