Uefa estuda opções para completar temporada nas competições europeias

Futebol foi suspenso em toda a Europa desde março por conta da pandemia de COVID-19 e nenhuma liga retomou ainda suas partidas

Da CNN, em São Paulo
23 de abril de 2020 às 23:44
Sede da UEFA, a federação europeia de futebol, em Nyon, na Suíça
Foto: Denis Balibouse/Reuters

A Uefa, entidade que comanda o futebol europeu, anunciou nesta quinta-feira (22) que está considerando duas opções para retomar suas competições de clubes, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, e pediu que as ligas nacionais "explorem todas as opções possíveis" para finalizar suas temporadas locais. 

O futebol foi suspenso em toda a Europa desde março por conta da pandemia de COVID-19 e nenhuma liga retomou ainda suas partidas. A Uefa disse que seu Grupo de Trabalho de Calendários está avaliando dois cenários, os dois envolvendo o retorno dos jogos nacionais antes das competições europeias.

Um dos cenários teria competições nacionais e europeias em paralelo enquanto o outro envolveria a finalização das partidas domésticas antes do reinício das competições da Uefa em agosto. A entidade quer que todas as temporadas nacionais sejam completadas totalmente, mas elaborou orientações sobre como seria a classificação para as competições de clubes da próxima temporada caso algumas das ligas não completem suas campanhas.

A Uefa diz que, em casos assim, as vagas para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa deveriam ser determinadas com "mérito esportivo" e por um processo transparente.

Com Reuters