Liga mexicana encerra torneio de 2020 sem campeão por pandemia de Covid-19

Dirigentes decidiram cancelar torneio por não conseguirem ajustar seu calendário dadas as restrições de saúde impostas pelo governo

César López, da CNN
22 de maio de 2020 às 16:02
Estádio Universitário, em Monterrey, no México
Foto: Daniel Becerril -14.abr.2019/ Reuters

O futebol mexicano encerrou o Torneio Clausura 2020 após não encontrar as condições necessárias para retomar o campeonato devido à pandemia do novo coronavírus. A Liga MX explicou que, após várias reuniões com os responsáveis pela saúde pública no país, não conseguiu ajustar seu calendário dadas as restrições impostas pelo governo.

“#Comunicado: Resolução oficial da Assembleia Extraordinária da Liga MX: Decidiu-se concluir com antecedência o Torneio Clausura 2020”, informou a entidade em sua conta no Twitter.

De acordo com a Liga MX, foram suspensos tanto o campeonato masculino de futebol quanto o feminino para não comprometer a saúde dos atletas e de todos os envolvidos na realização do torneio.

Dessa forma, o campeonato ficará em campeão, já que foram disputadas apenas 10 das 17 rodadas iniciais antes da fase final da competição. Com relação às cotas da Liga dos Campeões da Concacaf em 2021, Cruz Azul e León serão as equipes participantes por estarem em primeiro e segundo lugar quando o torneio for suspenso.

Leia também:

Com liga interrompida por COVID-19, PSG é declarado campeão francês 2019-20

Futebol retorna na Alemanha e jogadores evitam abraços nos gols

A Liga também informou que definirá a data de início do Torneio Apertura 2020, previsto para julho, de acordo com as recomendações do governo.

"Em uma decisão conjunta da Liga MX e da Secretaria de Saúde, as partidas serão disputadas a portas fechadas até que as condições para que nossos torcedores retornem às arquibancadas estejam em vigor”, informaram os dirigentes mexicanos.