Campeonato Italiano será retomado em 20 de junho, diz governo

Ministro de Esportes do país informou que governo criou plano de emergência com sugestões da Federação Italiana de Futebol para volta do campeonato

Reuters
28 de maio de 2020 às 16:13
Logo do Campeonato Italiano em painel em Milão; governo informou que liga será retomada em 20 de junho
Foto: Flavio Lo Scalzo -17.dez.2019/ Reuters

A liga italiana de futebol recebeu o aval para retomar suas partidas em 20 de junho, após mais de três meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus, disse nesta quinta-feira (28) o ministro de Esportes do país, Vincenzo Spadafora.

O anúncio foi feito após uma teleconferência com representantes da Federação Italiana de Futebol (FIGC), da associação de jogadores e da liga da Série A. Ele acrescentou que há a possibilidade de a retomada ser precedida por jogos da Copa da Itália uma semana antes.

"A Itália está recomeçando e é justo que o futebol também possa continuar", disse ele a repórteres, acrescentando que o governo aprovou medidas de saúde sugeridas pela FIGC, além de um plano de emergência caso a liga precise ser interrompida novamente.

Leia também:

Real Madrid, Bayern e Inter anunciam torneio para ajudar Itália e Espanha

Com flexibilização de quarentena, europeus fazem cronograma de volta do futebol

"Diante disso, podemos dizer que o campeonato pode recomeçar em 20 de junho", afirmou Spadafora.

Ainda faltam 12 rodadas para o término da competição, além de quatro jogos pendentes das rodadas anteriores.

A Juventus, que busca o nono título consecutivo da Série A, lidera a tabela com 63 pontos em 26 jogos, um ponto à frente da Lazio, invicta há 21 jogos na liga. A Inter de Milão está em terceiro, nove pontos atrás da líder, mas com um jogo a menos.