NBA implementa testagem de anticorpos de Covid-19 em protocolos de retomada

A liga de basquete se preocupa com falsos positivos entre os atletas

da CNN*
15 de julho de 2020 às 17:58
Bola de basquete
Foto: Divulgação/NBA (26.jun.2020)

A NBA que acrescentará testes para anticorpos de Covid-19 em seus protocolos de retomada. Estes testes permitem saber se o jogador já teve o vírus e se recuperou.

Células mortas do novo coronavírus podem ser encontradas em testes, levando a falsos positivos. A liga de basquete se preocupa que casos como esse forçariam atletas a ficarem afastados por longos períodos. 

Leia também:

NBA oferece a jogadores anel que pode vir a identificar Covid-19

NBA define formato de disputa para retorno da temporada

De acordo com comunicado desta quarta-feira (15), a NBA disse se preocupar com diagnósticos errôneos, especialmente entre os atletas mais famosos, conforme a temporada se aproxima das finais. O torneio reuniu 22 times na Flórida central para jogar oito partidas regulares, o que levará a play-offs com 16 equipes.

Os jogos serão retomados em 30 de julho no Complexo ESPN Wide World of Sports, quando o Utah Jazz enfrentará o New Orleans Pelicans, seguidos por Los Angeles Lakers contra Los Angeles Clippers.

Jogadores que testarem positivo têm de cumprir quatro etapas para retornar às quadras, estabelece o protocolo.

Primeiramente, é necessário um afastamento por 14 dias desde o primeiro exame ou o final dos sintomas. Depois, o atleta deve testar negativo duas vezes em um período de 24 horas.

A terceira diretriz é que o jogador deve ter anticorpos contra a infecção e, quarta, o atleta deve testar negativo novamente em um exame rápido antes de voltar a ter contato próximo com os colegas.

De acordo com a liga, o protocolo foi revisado por um epidemiologista e um especialista em doenças infecciosas.  

(Com informações da Reuters)