Presidente do COB relata que atletas voltaram aos treinos para Olimpíadas

Jogos de Tóquio estavam programados para começar em julho deste ano, mas foram adiados por causa da Covid-19

Da CNN
23 de julho de 2020 às 14:17

Às vésperas do que era para ser a data de abertura da Olimpíada de Tóquio, no Japão, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, falou à CNN, nesta quinta-feira (23), sobre como está o planejamento e a expectativa para os jogos, que foram adiados e remarcados para acontecer a partir de 23 de julho de 2021 por causa da Covid-19.

"Estamos com foco para o ano que vem na Olimpíada de Tóquio 2020, que é em 2021. Tivemos que nos reinventar em termos de planejamento, mas acreditamos que vamos estar lá", afirmou.

Leia também:

Olimpíada de 2021 está cercada de incertezas, diz governadora de Tóquio
Olimpíada não terá 'grande esplendor', diz CEO da Tóquio 2020
Olimpíada de Tóquio em 2021 será aberta por disputa de softbol

Segundo o dirigente, uma grande delegação brasileira já está concentrada em países da Europa e voltaram aos treinos de forma gradual. Ele defendeu que "há condições de se reformular o treinamento" e afirmou que "a confiança é grande" diante de "uma situação que não tem manual". 

Logo após o anúncio do adiamento dos jogos, Teixeira afirmou à CNN que os atletas brasileiros "receberam com satisfação e ficaram aliviados" com a decisão. "Os atletas estavam com essa incerteza e isso contribui negativamente para a preparação na parte física e, naturalmente, na psicológica", observou, à época.

A Olimpíada de Tóquio estava programada originalmente para começar em julho deste ano, mas foi adiado para 23 de julho de 2021 por causa da Covid-19. Os Jogos Paralímpicos serão disputados entre os dias 23 de agosto e 4 de setembro de 2021.

Esta foi a primeira vez na era moderna que os Jogos Olímpicos foram adiados. Em outras três oportunidades, entre duas Grandes Guerras Mundiais, os jogos de Berlim 1916, Japão 1940 e Londres 1944 foram cancelados.  

(Edição: Leonardo Lellis)