NBA retoma temporada nesta quinta após 4 meses parada por causa de pandemia

Liga de basquete dos EUA volta com jogos entre Utah Jazz e New Orleans e o clássico de Los Angeles, entre Lakers e Clippers; liga preparou 'bolha' em Orlando

Gabriel Ferneda e Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
30 de julho de 2020 às 14:09
Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks; NBA retoma temporada 2020 depois de 4 meses
Foto: Benoit Tessier -24.jan.2020/ Reuters

Depois de ficar mais de quatro meses parada devido à pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos, a NBA retomará os jogos da temporada de 2020 nesta quinta-feira (30). 

Em um formato diferente do habitual, 22 equipes participarão do restante da temporada, marcada a partir de agora pelo isolamento e pela adaptação de seu regulamento.

O duelo entre Utah Jazz e New Orleans Pelicans, às 19h30 (horário de Brasília), marca o reinício da NBA. Na sequência, às 21h30, será a vez do clássico de Los Angeles, entre Lakers e Clippers. 

O que é a ‘bolha’ da NBA? 

Sediada em Orlando, a ‘bolha’ da NBA, nas palavras da própria liga, é um local escolhido para sediar todas as partidas restantes desta temporada, com o objetivo de oferecer segurança aos jogadores e demais membros das equipes.

Há três semanas, os 22 times – incluindo jogadores, comissão técnica e dirigentes – estão no Walt Disney World Resort, seguindo protocolos de segurança e sendo testados diariamente. Os jogos acontecerão sem público.

Assista e leia também:

Jogadores da NBA passarão três meses em 'bolha', longe de família e amigos

NBA oferece a jogadores anel que pode vir a identificar Covid-19

Segundo a liga, nenhum dos 344 atletas testou positivo para Covid-19 nos exames divulgados na quarta-feira (29), os últimos antes da reestreia.

Mudança de formato 

Outra mudança é no número de equipes: das 30 franquias que jogam na NBA, 22 estarão presentes em Orlando. Os times que, antes da suspensão dos jogos, já não possuíam mais possibilidade de classificação aos playoffs, não participarão da retomada. 

Entre as equipes que já estavam fora da disputa antes da paralisação e sequer viajaram para a Flórida, estão Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, que levaram quatro dos últimos cinco títulos.

Tradicionalmente cada equipe faz 82 jogos durante a temporada, mas com as mudanças causadas pela Covid-19, cada time terá 71 partidas, restando de 7 a 8 jogos por time. 

Uma terceira alteração será a disputa de uma partida de repescagem, caso o nono colocado da conferência esteja até quatro vitórias atrás do oitavo. Nesse eventual confronto, o oitavo colocado precisará de apenas uma vitória, enquanto o nono precisará vencer dois jogos para avançar de fase. 

Os playoffs estão marcados para começar em 17 de agosto, com as semifinais de conferência no dia 31 de agosto. As decisões das chaves leste e oeste começam em 15 de setembro e, duas semanas depois, serão disputadas as finais da NBA, que podem ter jogos até 13 de outubro, segundo a programação da liga.

(Com informações da Agência Brasil. Edição: Leonardo Lellis)