Segunda prova da F1 no Bahrein terá traçado encurtado e voltas de '55 segundos'

Organização prepara mudanças para o segundo Grande Prêmio da categoria no país, que será disputado no circuito de Sakhir, em dezembro

Reuters
28 de agosto de 2020 às 13:33
F1 anunciou que segunda prova no Bahrein, em dezembro, usará layout alternativo do circuito de Sakhir
Foto: Francois Lenoir - 28.ago.2020/ Reuters

A organização da Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (28) que a segunda prova que será disputada no circuito de Sakhir, no Bahrein, terá um traçado encurtado que permitirá aos pilotos completarem as voltas em cerca de 55 segundos.

Com 3.543 km, a pista de 11 curvas conhecida como ‘circuito externo’ do autódromo de Sakhir será o segundo Grande Prêmio mais curto da F1 atrás apenas da corrida em Mônaco, que não será disputada em 2020.

Simulações indicam que os pilotos devem completar uma volta nesse layout em menos de um minuto durante a corrida, que terá 87 voltas, a maior quantidade em uma única corrida neste ano.

Chamado de Grande Prêmio Sakhir, a segunda etapa neste reino do Golfo Pérsico será realizada em 6 de dezembro, uma semana depois do Grande Prêmio do Bahrein, que usará o traçado tradicional da pista, com 5,4 km, conhecido como ‘layout internacional'.

Assista e leia também:

Com volta da Turquia, Fórmula 1 anuncia as quatro últimas corridas de 2020

F1: Williams é vendida a grupo de investimento privado Dorilton Capital, dos EUA

Fórmula 1 renova contrato com todas as 10 equipes até 2025

A prova será realizada no período noturno, com a sessão de qualificação e a própria corrida realizadas com iluminação artificial. O Grande Prêmio do Bahrein continuará no mesmo horário dos anos anteriores, começando ao entardecer e terminando de noite.

O circuito de Sakhir será o terceiro a receber mais de uma corrida na temporada de 2020 da F1, atrasada em razão da pandemia do novo coronavírus. Além dela, o Red Bull Ring, na Áustria, e Silverstone, na Inglaterra, sediaram duas corridas.

Este será o primeiro, no entanto, que terá o traçado modificado de uma prova para a outra.

"Avaliamos uma série de opções para o layout do circuito alternativo", disse o diretor da Fórmula 1, Ross Brawn, em comunicado.

Segunda prova da F1 no Bahrein usará o 'circuito externo' do autódromo, representado pelo trecho em branco e verde
Foto: Reprodução/ F1.com

“Concluímos que o circuito externo fornecerá a melhor alternativa e será um novo desafio para todas as equipes, além de entreter todos nossos fãs com alta velocidade de tempos de volta rápidos.”

A Fórmula 1 anunciou as quatro últimas corridas de 2020 nesta semana. Além das duas provas no Bahrein, o GP da Turquia voltará ao calendário depois de nove anos.

Além disso, a categoria confirmou seu encerramento em Abu Dhabi, como acontece desde 2009, em 13 de dezembro.