Entenda por que homenagem de Messi a Maradona pode render multa ao Barcelona

Jogador vestiu camisa do Newell's Old Boys e imitou gesto de seu ídolo ao comemorar gol contra o Osasuna, infringindo Código Disciplinar da Liga Espanhola

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
30 de novembro de 2020 às 09:06 | Atualizado 30 de novembro de 2020 às 12:10
Em homenagem a Maradona, Messi vestiu camisa Newell's Old Boys após marcar gol
Em homenagem a Maradona, Messi vestiu camisa Newell's Old Boys e imitou gesto do ídolo
Foto: Reprodução/leomessi/Instagram

O craque argentino Lionel Messi prestou sua homenagem a Diego Maradona, no domingo (29), durante partida válida pela Liga Espanhola, mas a atitude pode render uma multa de até € 3 mil (cerca de R$ 19,2 mil) ao Barcelona

Isso porque depois de marcar um dos quatro gols da equipe catalã contra o Osasuna – o jogo acabou em 4 x 0 –, Messi tirou a camisa do Barça e revelou uma uma réplica da camisa do time argentino Newell's Old Boys que vestia por baixo – ele também imitou o gesto com os braços de seu ídolo. 

Messi foi revelado pelo Newell's, clube que defendeu entre 1995 e 2000, antes de transferir-se ao Barcelona quando tinha 13 anos. Já Maradona defendeu o time da cidade de Rosário entre 1982 e 1984 e, depois, em uma breve passagem entre 1993 e 1994.

No Twitter, o clube argentino publicou um vídeo com o momento da homenagem acompanhado do texto: "O melhor do mundo e sua homenagem ao #D10S, com as cores do coração". Já Messi publicou uma foto da homenagem no Instagram com a legenda: "Até sempre, Diego".

Assista e leia também:
Investigado, médico de Maradona é suspeito de homicídio culposo
Argentinos querem rosto de Maradona na nota de 10 pesos
Maradona: o adeus ao ídolo argentino e o legado além do esporte

Ainda em campo, a homenagem rendeu um cartão amarelo a Messi. Além disso, como o gesto infringe um dos artigos do Código Disciplinar da Liga Espanhola o clube pode receber uma multa.

Em seu artigo 91 o documento diz o seguinte: “O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outra causa derivada das vicissitudes do jogo, levantar a camisa e exibir qualquer tipo de publicidade, slogan, lenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou o objeto da ação, será punido como autor de infração grave, com multa de até 3.000 euros e advertência”.

O texto prevê, ainda, que em caso de reincidência o jogador possa ser suspenso por entre um e três jogos e clube seja, novamente, multado.

De acordo com o jornal esportivo espanhol Sport, o primeiro a noticiar o caso, essa disposição do Código Disciplinar da Liga segue uma recomendação da Fifa, que proíbe ação similar em qualquer competição oficial organizada por ela.

Ainda de acordo com o Código Disciplinar do campeonato espanhol, o pagamento da multa, caso ela seja aplicada, não será feito imediatamente, mas sim ao final do campeonato, quando os clubes devem quitar todas as dívidas que tiverem com a Federação Espanhola de Futebol.