Campeonato Potiguar é 1º estadual cancelado em 2021 por causa da pandemia

Competição estava na quarta rodada e havia começado em 24 de fevereiro

Adalberto Leister Filho, da CNN, em São Paulo
25 de março de 2021 às 17:45
Times de futebol estudam a volta aos treinos
Covid-19 esvaziou estádios e agora gera primeiro cancelamento de campeonato estadual em 2021
Foto: Reprodução / CNN

 A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) comunicou nesta quinta-feira que o Campeonato Potiguar de 2021 está cancelado devido às medidas restritivas tomadas para tentar conter o avanço da Covid-19

Assim, o Campeonato Potiguar de 2021, que foi iniciado em 24 de fevereiro e estava na quarta rodada,  tornou-se o primeiro campeonato estadual do país a optar pelo cancelamento. 

Segundo a federação, a razão do cancelamento foi o Decreto 30.419, publicado no último dia 17, que suspendeu a competição e o treinamento dos clubes. A entidade, porém, criticou a medida.

“Embora os clubes de futebol tenham demonstrado que obedecem a todos os protocolos do comitê científico e que estatisticamente não há casos relevantes de contaminação, ou mesmo agravamento de pacientes envolvidos no futebol com o Covid-19, as atividades permaneceram suspensas”, afirmou a FNF em nota oficial.

Outra crítica da federação se deve ao fato de haver liberação de treinamentos e jogos apenas para os clubes que disputam competições interestaduais, como a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

“Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da Covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença. Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes. Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade”, criticou a federação.

ABC e América, os dois grandes do estado, são os times que têm liberação para treinos e jogos. Atual campeão potiguar, o ABC disputa o Nordestão e a Copa do Brasil. No torneio nacional, eliminou na primeira fase o Rio Branco, de Venda Nova-ES, ao empatar fora de casa por 1 a 1. Na próxima fase, receberá o Botafogo.

Já o América participa apenas da Copa do Brasil, tendo batido o Real Brasília por 2 a 0 na primeira fase. Agora, pegará o Cruzeiro.

“Diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias e sem qualquer embasamento científico tomadas pelas autoridades públicas, não restou outra decisão, por parte desta FNF e dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano”, afirmou a federação.