Fórmula 1 muda programação do fim de semana devido ao enterro do príncipe Philip

Os horários do treino classificatório foi alterado em sinal de respeito ao falecido membro da realeza britânica

Alan Baldwin, da Reuters, em Londres
13 de abril de 2021 às 15:58
Príncipe Philip do Reino Unido
Príncipe Philip do Reino Unido
Foto: Reprodução/Twitter @RoyalFamily (18.dez.2020)

A Fórmula 1 mudará os treinos livres e classificatórios para a segunda corrida da temporada no final de semana em Imola, na Itália, para que os carros não estejam na pista durante o enterro do príncipe britânico Philip.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse nesta terça-feira (13) que a classificação para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna será transferido para 12h-13h (horário de Greenwich) como sinal de respeito pelo membro da realeza falecido na sexta-feira (9) aos 99 anos.

A sessão final de treino será adiantada para 9h-10h em obediência aos regulamentos, que estipulam que precisa haver um intervalo de duas horas entre as sessões.

Grande Prêmio Emilia Romagna
Grande Prêmio Emilia Romagna, em Imola, Itália, em 01/11/2021
Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O cronograma da próxima sexta-feira (16) também foi alterado de acordo com regras que exigem que o treino final comece não menos de 19 horas após o fim da segunda sessão.

O enterro no Castelo de Windsor começará com um minuto de silêncio nacional às 15h locais.

A F1 disse que também fará um minuto de silêncio antes dos treinos classificatórios "como uma oportunidade de as pessoas prestarem suas homenagens".

Sete das 10 equipes de F1, assim como o próprio esporte, têm origem britânica, inclusive a campeã Mercedes, e o príncipe Philip foi presidente-chefe do Clube de Pilotos de Corrida Britânicos durante 42 anos.