Jason Dupasquier, piloto da Moto3, morre após acidente grave no GP da Itália

Jovem suíço de 19 anos se envolveu em acidente com vários pilotos durante a sessão de classificação, no sábado (29), no autódromo de Mugello

Wayne Sterling, da CNN
30 de maio de 2021 às 11:18 | Atualizado 30 de maio de 2021 às 16:01

Jason Dupasquier, piloto suíço de 19 anos, morreu depois de se envolver em um grave acidente durante a sessão de qualificação da Moto3 para o Grande Prêmio da Itália, em Mugello, anunciou a MotoGP neste domingo (30).

"Dupasquier se envolveu em um incidente com vários pilotos entre as Curvas 9 e 10, e a sessão foi interrompida com bandeira vermelha depois disso", diz o comunicado.

"Os veículos de intervenção médica da [Federação Internacional de Motociclismo] FIM chegaram ao local imediatamente e o piloto suíço foi atendido na pista antes de ser transferido pelo helicóptero médico, em estado estável, para o Hospital Careggi em Florença”, explicou a categoria.

"Apesar dos melhores esforços da equipa médica do circuito e de todos os que assistiram posteriormente ao piloto suíço, o hospital anunciou que Dupasquier infelizmente sucumbiu às lesões."

Jason Dupasquier, piloto suíço de Moto3 de 19 anos, morreu após acidente na sessão de classificação em Mugello
Foto: Mirco Lazzari gp - 29.mai.2021/Getty Images

 

Sua equipe, a Prüstel GP, afirmou no Facebook: "Estamos arrasados e, neste momento, todos os nossos pensamentos estão com a família de Jason. Você fará muita falta e nunca será esquecido, Jason."

A MotoGP se posicionou em sua conta no Twitter: "Em nome de toda a família do MotoGP, enviamos o nosso amor à sua equipe, à sua família e aos seus entes queridos. Sentiremos muito a sua falta, Jason. Ande em paz."

Dupasquier estava em sua segunda temporada no Campeonato Mundial de Moto3 e ocupava o 12º lugar na classificação, com 27 pontos.

O piloto começou sua carreira na Supermoto, onde foi campeão nacional suíço por várias vezes. Ele ganhou o título do Campeonato NEC de Moto3 em 2016 antes de se transferir para o Campeonato Mundial Júnior um ano depois.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)