Em reedição da final da última Copa América, Brasil encara o Peru nesta quinta

Seleção Brasileira busca sua segunda vitória em dois jogos; peruanos fazem sua estreia na competição

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo
17 de junho de 2021 às 04:30
Neymar comemora gol contra a Venezuela
Foto: @lucasfigfoto/CBF

Em uma reedição da última final da Copa América, o Brasil enfrenta o Peru nesta quinta-feira (17), às 21h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Enquanto a Seleção Brasileira busca sua segunda vitória em dois jogos -- venceu a Venezuela por 3 a 0 no último domingo (13) --, os peruanos fazem sua estreia na competição embalados pelo triunfo sobre o Equador por 2 a 1, no último dia 8, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Como já foi adiantado pelo técnico Tite -- que disse que usaria a Copa América para testar atletas e esquemas de jogo --, a escalação deve ter rostos diferentes dos vistos na última partida.

Dessa forma, Thiago Silva, Fabinho, Éverton Ribeiro, Éverton Cebolinha e Gabigol podem aparecer entre os titulares. Já Marquinhos, Casemiro, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Richarlison devem esquentar o banco de reservas.

Os peruanos devem apresentar apenas uma novidade em relação ao time que venceu o Equador pela Eliminatórias da Copa do Mundo: o meio-campista Christian Cueva, ex-Santos e ex-São Paulo, foi flagrado em uma festa durante a folga e perdeu a vaga entre os titulares para Luis Iberico.

Brasil e Peru já se enfrentaram 47 vezes ao longo de quase 90 anos de rivalidade, com 33 vitórias da Seleção, nove empates e apenas cinco triunfos da seleção andina.

Das cinco derrotas que o Brasil sofreu para os peruanos, duas aconteceram nos últimos cinco anos: uma pela Copa América Centenário, em 2016, e outra em jogo amistoso, em 2019. Foi neste ano, inclusive, que a Seleção Brasileira venceu o Peru por 3 a 1 na final da Copa América.

Na última vez que as duas seleções se enfrentaram, também deu Brasil. Na partida válida pela Eliminatórias da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira fez 4 a 2 na seleção peruana com direito a "hat-trick" de Neymar.

"Sombra" da Covid-19

Embora se espere que os principais assuntos de uma competição de futebol sejam as seleções, os atletas e os gols, a Covid-19 é que tem ganhado mais espaço nas manchetes. 

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que nove prestadores de serviços da Copa América testaram positivo para o novo coronavírus, no Rio, e estão sendo monitorados. 

Ao todo, o Ministério da Saúde, em Brasília, confirmou que 53 pessoas envolvidas na Copa América testaram positivo para Covid-19 — 27 jogadores e membros de delegações e 26 prestadores de serviço em Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro.

Também nesta quarta, a analista da CNN Brasília Rodrigues obteve os primeiros resultados dos exames que apontam que jogadores e integrantes da delegação da Venezuela estão infectados com a variante P1, que é de origem no Brasil, identificada inicialmente na Amazônia, de acordo com o sequenciamento genético realizado nas amostras.

A seleção venezuelana, que foi a primeira adversária do Brasil na Copa América, teve 13 integrantes infectados.

O Peru, adversário do Brasil nesta quinta, confirmou um caso da doença. Segundo a Federação Peruana de Futebol, o preparador físico da equipe, diagnosticado com Covid-19, não viajou para a disputa da competição.

No último domingo (13), o atacante do Barcelona e da seleção argentina, Lionel Messi, afirmou -- um dia antes de estrear em mais uma Copa América -- que teme contrair a doença em meio a uma série de infecções em times rivais. Segundo ele, o medo de contrair o vírus é generalizado no elenco.

"Isto nos preocupa, porque é um risco para todos pegar a Covid. Tentamos ser cuidadosos, mas não é fácil. Estas coisas acontecem. Tentaremos fazer tudo que pudermos para que ninguém a pegue, mas às vezes não depende somente de nós mesmos", afirmou a estrela.

Onde assistir a Brasil x Peru

A partida entre Brasil e Peru será transmitida, na TV por assinatura, pela Fox Sports.

Na TV aberta, o SBT fará a transmissão do jogo, que começa às 21h.

Ficha técnica

Brasil x Peru

Local: estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro

Data: 17 de junho de 2021, quinta-feira

Hora: 21h (horário de Brasília)

Árbitro: Patrício Loustau (ARG)

Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Ezequiel Brailovski (ARG)

VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Prováveis escalações:

Brasil: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Éder Militão e Renan Lodi; Fabinho, Fred e Éverton Ribeiro; Neymar, Éverton Cebolinha e Gabigol

Técnico: Tite

Peru: Gallese, Advíncula, Christian Ramos, Abram e Marcos López; Tápia, Yotún, Carrillo, Iberico e Peña; Lapadula

Técnico: Ricardo Gareca