Brasileiro bate recorde de 'burpees' e entra para o Guinness; entenda o que é

Lutador de MMA Cassiano Laureano conseguiu realizar o exercício 951 vezes e entrou para o Guinness; esforço visa ajudar sobrinha com problemas cardíacos

Reuters
20 de julho de 2021 às 10:13
 Cassiano Rodrigues Laureano
O lutador profissional de MMA Cassiano Rodrigues Laureano durante a prática dos 'burpees'
Foto: Reprodução / Reuters

Os chamados 'burpees' são exercícios intensos de ginástica que não são todos que gostam e praticam. Para fazer um burpee é necessário começar em pé, em seguida, se abaixar na posição de flexão com o peito no chão e então voltar a levantar num salto. E foi um brasileiro que conseguiu fazer esse exercício 951 vezes sem parar. 

O número atingido por Cassiano Rodrigues Laureano marca um novo recorde mundial do Guinness. A prática dos burpees – feita por Laureano durante uma hora seguida – faz parte de um esforço de arrecadação de fundos para sua sobrinha, que nasceu no ano passado com uma grave doença cardíaca.

O recorde foi marcado no mês passado quando Laureano completou 35 anos. A verificação dos juízes do Guinness Record, no entanto, aconteceu nesta segunda-feira (19).

“Estou cansado”, disse Laureano após completar o recorde no ginásio Tricolor Fight Team de Singapura, onde dá aulas. "Não fui tão bem quanto eu pensei que iria, mas estou muito, muito feliz com o feito", disse o professor de MMA.

Nascido no município de São Gabriel, no sul do Brasil, Laureano também é lutador profissional de MMA (MMA) e disse que foi movido por uma promessa feita a sua sobrinha Rebeca.

Família no Brasil e vida em Cingapura

"Não sei quando os verei", disse Laureano sobre sua família. Eles não se encontram desde que o lutador profissional se mudou para Cingapura em maio de 2019. "Portanto, é a única coisa que posso fazer para ajudar (...) usando meu atletismo."

Originalmente, Laureano tinha projetado 1.000 burpees, mas ficou o número aquém de sua meta devido a uma lesão na perna sofrida dois dias antes da tentativa. Ele treinou durante cerca de nove meses antes de estabelecer o recorde.

Recorde anterior 

O recorde mundial anterior foi obtido por Nick Anapolsky, que realizou 879 burpees 'peito-chão' em uma hora no início deste ano.

Com sua façanha, Laureano espera ser um exemplo para todos. Ele também disse que deseja inspirar as pessoas a terem estilos de vida mais saudáveis ??e reunir a disciplina necessária para atingir seus objetivos, especialmente em meio à pandemia.

"É um dos exercícios individuais mais difíceis que você pode realizar. Não seria divertido se não fosse o mais difícil", disse Laureano. "Eu poderia escolher polichinelos, mas é tão fácil ... Tem que ser algo que se desafie a se tornar algo melhor."

(Reportagem de Lee Ying Shan e Joseph Campbell; Edição de Karishma Singh e Raissa Kasolowsky)