Alunos de escola pública do Paraná se classificam para competição mundial da F1

Estudantes do IFPR conquistaram o 2º lugar na etapa nacional do F1 in Schools ao criar carrinho que atinge em média 62km/hA

Protótipo de um carro de Fórmula 1 desenvolvido por estudantes do IFPR (Instituto Federal do Paraná)
Protótipo de um carro de Fórmula 1 desenvolvido por estudantes do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Divulgação/ Anderson Carvalho e Emily Costa

Beatriz Carneiro e Ada Van Deursenda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

A equipe Vélos, formada por estudantes de mecânica do 3º ano do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba, participou pela primeira vez no F1 in Schools, competição de carros de corrida em miniatura. Os jovens conseguiram se classificar em segundo lugar na etapa nacional e ganharam mais dois prêmios ao criar uma modelo que se assemelha ao de um carro profissional da liga esportiva.

A competição online aconteceu no dia 09 de abril. O modelo foi desenvolvido por seis alunos – Hendrius Carlos Fontes, Vinicius Belinovski Liça, João Victor Lopes, Augusto Hernani Arisitides da Silva, Rafaela Manso e Pedro Augusto Romano Burigo – e tem a capacidade de atingir 62km/h em média.

Uma das mentoras da Equipe, a professora Danniella Rosa do IFPR, explica que os jovens inventores tiveram que trabalhar de maneira remota desde de agosto do ano passado até abril deste ano para chegar no resultado final do protótipo.

Sem poder usar os laboratórios diante da suspensão das atividades escolares frente à pandemia de covid-19, Danniella conta que o maior desafio do grupo foi “projetar, simular e construir tudo sem testar, pois não tínhamos acesso a nenhuma pista oficial”.

 

Mesmo com os desafios do ensino à distância, “somos a primeira escola pública e o primeiro Instituto Federal do país a conseguir uma vaga para o mundial”, comemora.

Além da professora Danniella Rosa, os alunos tiveram a mentoria da organização da F1 in Schools com Waldemar Bataglia e do professor Wagner Francisco Chierosin Ulhmann, com colaboração dos docentes Rogério Gomes e Juciane Branco do Instituto

.A F1 in Schools é uma competição que ocorre desde 2014 no Brasil que tem o objetivo de montar uma Scuderia de Fórmula 1 em miniatura, mas com todas as características de aerodinâmica de um carro real. A próxima fase da competição de âmbito mundial está prevista para acontecer em março ou abril de 2023, o lugar ainda não está definido.

*Sob supervisão de Evelyne Lorenzetti

Mais Recentes da CNN