Após ótimas atuações, Benzema cresce na disputa para ser o melhor jogador do mundo

Atacante francês vem se destacando com gols em partidas decisivas, como o hat-trick contra o Chelsea pelas quartas de final da Liga dos Campeões

Karim Benzema marcou três gols na vitória do Real Madrid contra o Chelsea jogando em Londres, pelas quartas de final da Liga dos Campeões
Karim Benzema marcou três gols na vitória do Real Madrid contra o Chelsea jogando em Londres, pelas quartas de final da Liga dos Campeões Foto: Antonio Villalba/Real Madrid via Getty Images

Matias Grezda CNN

Ouvir notícia

Mesmo antes de Karim Benzema ter marcado seu terceiro gol contra o Chelsea logo aos 30 segundos do segundo tempo na última quarta-feira (6), pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, os elogios ao atacante já estavam chegando.

O terceiro gol do francês, um presente do goleiro do time inglês, Edouard Mendy, foi apenas a cereja do bolo para o que havia sido um desempenho individual maravilhoso no primeiro tempo.

Quando o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, foi questionado sobre a exibição de seu atacante em uma entrevista coletiva pós-jogo, o italiano fez questão de se referir a Benzema não como um atacante, mas como um “jogador completo”.

Certamente seria bastante fácil argumentar que Benzema agora é o atacante mais completo do futebol mundial — e seu primeiro golaço contra o Chelsea pode ser usado como prova.

Depois de avançar em profundidade, Benzema recebeu duas vezes a bola perto da linha de meio-campo antes de fazer um passe de primeira com a parte de fora da chuteira, enfiado entre dois zagueiros do Chelsea, no caminho de Vinícius Jr.

Benzema, então, fez uma grande jogada para a área e cabeceou — quase na entrada da área — após cruzamento de Vinícius bem no canto superior. À medida que os gols acontecem, é improvável que você veja um jogador mais decisivo na Liga dos Campeões nesta temporada.

Karim Benzema comemora seu primeiro gol contra o Chelsea em partida realizada em Londres válida pelas quartas de final da Liga dos Campeões / Foto: Mike Hewitt/Getty Images

“Se você fala de jogadores de futebol decisivos, não há muitos que chegam perto dele”, disse Alan Feehely, editor do Football España, à CNN. “Ele tem tudo. Ele é o atacante completo. Ele é um número 10 e um número nove… ele é um fenômeno.”

“E se o Real Madrid for até o fim na Liga dos Campeões nesta temporada, como é possível — se não provável — então acho que vamos olhar para Benzema e reavaliar como o vemos, porque acho que ele provou ser um dos melhores atacantes de elite no futebol mundial, ao contrário de como o vemos agora, que é um jogador de futebol muito, muito bom”, avaliou Feehely.

Se foi a força do primeiro cabeceio de Benzema que levou a melhor sobre Mendy, então foi a precisão do segundo que fez o mesmo; correndo e inclinando-se para trás, Benzema esticou todos os tendões para guiar o cruzamento de Luka Modrić de volta para o gol e para a única parte da rede que Mendy não conseguiu alcançar.

Apesar de seus gols e elogios, Benzema foi, sem dúvida, um dos atacantes mais subestimados na Europa na última década. Muitas pessoas apontaram que ele viveu às sombras de Cristiano Ronaldo durante seus nove anos juntos em Madri, mas Feehely diz que essa é uma visão “super simplista” sobre o desenvolvimento de Benzema.

“Acho que ele amadureceu como pessoa”, avaliou. “Acho que nas últimas temporadas ele realmente se concentrou e, como muitos jogadores fazem quando chegam aos 30 anos, eles podem perceber que o tempo é finito, que não há muito mais tempo no alto nível. Eles passam a mudar como eles abordam sua forma física, sua dieta, seu comportamento fora de campo e acho que Karim é um exemplo disso.”

Karim Benzema passou a maior parte de seu tempo no Real Madrid atuando junto com Cristiano Ronaldo / Foto: Denis Doyle/Getty Images

“Não é o caso de ele mostrar o que ele tem agora que Cristiano se foi e que Bale não está mais lá — eu acho que ele melhorou, com certeza. Você não fica em Madrid por tanto tempo a menos que haja algo sobre você que é incrível”, disse o editor do Football España.

“Ele fez parte das equipes que ganharam quatro títulos da Liga dos Campeões, então acho que ele sempre foi um jogador de primeira classe e os gols que marcou pelo Real falam por si, mas acho que ele melhorou e se desenvolveu e se tornou mais inteligente.”

Hat-tricks em duas eliminatórias consecutivas da Liga dos Campeões — apenas a segunda vez na história que isso aconteceu depois que Cristinao Ronaldo alcançou o feito em 2017 — fez com que Benzema chegasse aos 82 gols na Liga dos Campeões, apenas três atrás de Robert Lewandowski, ficando em terceiro no total de todos os tempos.

Agora com 34 anos, Benzema entrou no crepúsculo de sua carreira. No entanto, dada a forma como seu jogo se desenvolveu nos últimos anos, é difícil vê-lo se aposentar tão cedo.

Uma vez que Benzema pendure as chuteiras, muitos provavelmente apontarão para seu incrível recorde de gols ao argumentar sobre os maiores atacantes do futebol, mas Feehely acredita que as outras facetas de seu jogo o colocarão acima da maioria de seus pares.

Na opinião de Alan Feehely, Karim Benzema faz de Vinícius Jr. um melhor jogador / Foto: Antonio Villalba/Real Madrid via Getty Images

Alguns deses feitos são claros, como 11 assistências no campeonato espanhol nesta temporada.

“O Vinícius Jr., de quem gosto muito, sem Karim Benzema não é o mesmo jogador”, explica Feehely. “Benzema é um craque e também um artilheiro e ele faz tudo melhor porque ele recua para desempenhar esse papel de atacante retraído.”

“Por causa disso, ele cria espaço para os dois atacantes internos — Vinícius Jr. e depois Marco Asensio, Rodrigo ou Fede Valverde na noite passada — e ele também combina isso com a capacidade de entrar na área e marcar gols ele mesmo”, avaliou o editor do Football España.

Com Benzema já com 37 gols nesta temporada — apenas o quinto jogador na história do Real a atingir esse marco — poucos apostariam contra o time de Ancelotti indo até a final da Liga dos Campeões da Europa se seu craque mantiver essa forma.

Pode ter demorado meia década a mais, mas Benzema parece estar finalmente recebendo o reconhecimento que merece.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN