CBF planeja cinco cidades-sede para Copa América no Brasil

Os destinos previstos para sediar os jogos são Brasília, Goiânia, Cuiabá, Curitiba e Rio de Janeiro

Estádio do Maracanã enfeitado com faixas para a final do Carioca
Estádio do Maracanã enfeitado com faixas para a final do Carioca Foto: Pedro Duran/CNN

Bárbara Baião, Gustavo Uribe e Leandro Resende, da CNN, em Brasília e no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Palácio do Planalto avaliam anunciar cinco cidades como sedes da Copa América, competição esportiva que pode ser disputada no país a partir deste mês.

À CNN, fontes ligadas à CBF disseram que Brasília já teria aceitado receber partidas da competição. Também são dadas como certas para sediar os jogos as capitais Goiânia, Cuiabá, Curitiba e Rio de Janeiro, que devem ser anunciadas até o final da semana.

O governo do Distrito Federal informou que “Não foi nada comunicado oficialmente”. O governo do Paraná informou que ainda não foi procurado.

Em nota,  o governador de Mato Grosso informou que entrou em contato com a direção da CBF. Mauro Mendes (DEM) recebeu a informação de que a cidade de Cuiabá está em análise, “Com as informações, o governo acredita ser possível a realização dos jogos da Copa América”.

Já a prefeitura de Cuiabá demonstrou preocupação. “Diante da iminência de uma terceira onda da Covid-19, a prefeitura pede que a população não se descuide e vê com preocupação a realização da Copa América neste momento tão crucial em que novas variantes do vírus surgem a toda hora” 

A CNN entrou em contato com as demais cidades cotadas e aguarda retorno. Interlocutores junto ao Planalto e à CBF disseram que no caso do Rio de Janeiro, que abrigaria a final, o governo estadual é simpático à ideia, contestada até aqui pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). “Nem sei o que é. Aqui, ninguém foi consultado e muito menos autorizou qualquer coisa”, disse o prefeito à CNN.

Nesta terça-feira (01), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a apoiadores, e reafirmou em evento oficial, que se depender do governo federal, a Copa América será sediada no Brasil. O presidente disse, ainda, que foi consultado pela CBF na segunda-feira (31) e conversou com ministros para dar o aval à realização do evento no país.

“No que depender do governo federal, será realizada a Copa América no Brasil. Desde o começo, estou dizendo da ocasião da pandemia, lamento as mortes, mas temos que viver”, afirmou.

Horas depois de a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmar a Copa América no país, na segunda-feira (31), o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, disse não haver “nada certo”.

Técnicos da pasta buscam espaço dentro do orçamento para dar o suporte necessário ao evento esportivo, como logística e segurança. O torneio está previsto para acontecer entre 13 de junho e 10 de julho.

Mais Recentes da CNN