Conheça Cameron Norrie, nova estrela inglesa do tênis

Após a vitória em Indian Wells neste domingo (17), o tenista alcançou a 15ª posição no ranking mundial

Tenista inglês Cameron Norrie comemora a conquista do Aberto de Los Cabos
Tenista inglês Cameron Norrie comemora a conquista do Aberto de Los Cabos Aberto de Los Cabos

Jack Bantockda CNN

Ouvir notícia

OS últimos meses têm sido especiais para o tênis britânico – você conheceu Emma Raducanu, agora prepare-se para Cameron Norrie.

Neste domingo (17), o jogador de 26 anos tornou-se o primeiro campeão britânico de Indian Wells com uma vitória de virada por 2 sets a 1 sobre Nikoloz Basilashvili, da Geórgia.

A vitória marca a temporada incrível para Norrie – que estava em 74º lugar no ranking mundial no início do ano. Hoje, ele já está em 15º lugar no mundo e em primeiro entre jogadores do Reino Unido.

“Significa muito para mim, é o meu maior título. Estou tão feliz que nem consigo descrever o que sinto”, disse Norrie durante sua entrevista na quadra após a partida. “É absolutamente fantástico para mim e para a minha equipe. Não consigo acreditar”.

A sua sexta final neste ano – um recorde igualado apenas pelo número um do mundo Novak Djokovic – a vitória em Indian Wells marca o segundo título na carreira de Norrie, que venceu o Aberto de Los Cabos, no México, em julho.

A vitória em solo mexicano veio poucas semanas depois de uma impressionante partida em Wimbledon contra Roger Federer – Norrie proporcionou um duro teste para o multicampeão, que acabou vencendo por 3 sets a 1.

O tenista já havia feito história antes mesmo do início de Indian Wells, tendo se tornado o primeiro jogador britânico a chegar a um evento de elite Masters 1000 desde Andy Murray em Paris em 2016.

“Tenho gostado muito do meu jogo e de competir nos grandes momentos”, disse Norrie. “Estou muito satisfeito com a forma como lidei com a ocasião, e acho que estou fazendo isso melhor este ano. Sei que perdi algumas finais, então é bom conseguir o título hoje.”

Espírito de luta

O britânico foi forçado a virar a partida após um forte início de Basilashvili, 27º colocado no ranking mundial.

Com a chance de abrir vantagem de 3-1 no segundo set, o georgiano de 29 anos parecia pronto para assumir o controle, mas Norrie quebrou o saque e conseguiu dominar a partida até a vitória.

Tenista Cameron Norrie
Tenista Cameron Norrie no torneio de Indian Wells / ATP Tour

“Fiquei um pouco desconfortável [no início]”, admitiu Norrie. “Estava ventando bastante. Durante uma etapa, ele acertou muito. Foi difícil para ganhar alguma confiança”

“Mas no segundo set ganhei confiança, e fui capaz de me recuperar, começar a me mover de novo e ganhar os rallies como tenho feito todo o torneio e funcionou a meu favor”, declarou.

A ascensão de Norrie faz parte de meses fantásticos para o tênis britânico, com a impressionante vitória da sensação Emmy Raducanu no Aberto dos Estados Unidos em setembro.

A jovem de 18 anos se tornou a primeira mulher britânica a ganhar um importante título desde Virginia Wade em 1977, com sua vitória sobre Leylah Fernandez do Canadá.

Desde então, ela enfrentou algumas dificuldades, perdendo em sua primeira partida desde o triunfo do US Open, na segunda rodada de Indian Wells no início deste mês.

“Não coloquei nenhuma pressão sobre mim mesmo porque, na minha cabeça, ainda sou muito inexperiente”, disse Raducanu aos repórteres após a partida. “Tenho 18 anos. Preciso de um pouco de folga.”

(Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês)

Mais Recentes da CNN